Pesquisas no Google sobre ‘como reduzir o estresse’ batem recorde; médica explica o que pode ajudar
Publicado 30/03/2025 • 12:20 | Atualizado há 4 dias
Confira a lista de Trump: mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas
Eric Trump diz que migrou para criptomoedas após negócios da família se tornarem a ’empresa mais cancelada’
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Publicado 30/03/2025 • 12:20 | Atualizado há 4 dias
KEY POINTS
As pesquisas no Google sobre “como reduzir o estresse” estão no ponto mais alto de todos os tempos.
“Na verdade, estou ouvindo de muitos dos meus próprios pacientes que eles não se lembram da última vez em que estavam tão estressados e sem ver uma saída”, diz a Dra. Neha Chaudhary, psiquiatra certificada em psiquiatria infantil, adolescente e adulta.
“O aumento nas pesquisas no Google sobre como gerenciar o estresse não é apenas um ruído digital”, ela afirma. “É um grito de ajuda em nível populacional.”
Chaudhary, que é diretora médica da Modern Health, diz que os fatores contribuintes incluem a economia, o clima político, as mudanças climáticas e a sensação de “ser bombardeado por informações com muito pouco escape”.
As pessoas que se sentem sobrecarregadas com o que está acontecendo no país e no mundo ainda precisam lidar com as responsabilidades diárias em suas vidas pessoais. Mesmo mudanças de vida positivas, como ter um filho, conseguir uma promoção ou planejar um casamento, podem ter um impacto negativo.
Mas Chaudhary diz que há uma lição positiva a ser retirada dessa tendência: “O aumento nas buscas hoje também é um sinal de que as pessoas podem estar mais conscientes da sua saúde mental e estão ativamente buscando maneiras de assumir o controle sobre isso.”
A seguir, veja algumas maneiras práticas que Chaudhary e Kathryn Smerling, psicoterapeuta, sugerem para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental de forma geral.
Quando se trata de diminuir os níveis de estresse, tanto Chaudhary quanto Smerling sugerem reconhecer o que está sob seu controle e aceitar o que não está. Afinal, “ter estressores que não podemos evitar faz parte da vida. Nunca vai deixar de ser assim”, diz Chaudhary.
O aspecto que você pode controlar da melhor forma é como responde e lida com as emoções que sente. Na maioria dos casos, “se você tomar decisões saudáveis, conseguirá superar o estresse”, afirma Smerling.
Aqui estão alguns mecanismos de enfrentamento que Chaudhary e Smerling recomendam:
“A chave é encontrar uma forma de gerenciar o estresse que se encaixe realisticamente na sua vida, sem adicionar mais estresse”, diz Chaudhary. “O melhor alívio para o estresse é o que você realmente vai fazer. Não precisa ser perfeito, só precisa ser viável.”
Ambas as especialistas sugerem procurar ajuda caso as táticas de gerenciamento de estresse que geralmente funcionam não estejam mais ajudando. Dificuldades para sair da cama, problemas para funcionar, sentir-se muito deprimido ou evitar interações sociais, por exemplo, podem ser sinais de que você se beneficiaria ao se conectar com um terapeuta ou outro profissional treinado.
Às vezes, seus entes queridos perceberão os sinais antes de você, diz Smerling.
“Comece de forma pequena, faça o que parecer alcançável e crie um hábito com isso se quiser reduzir seus níveis de estresse de forma consistente”, diz Chaudhary. “Você pode obter grandes ganhos na saúde mental a partir de hábitos pequenos e repetíveis.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
China pede que EUA cancelem tarifas recíprocas “imediatamente” e promete contramedidas
Com investimento de R$ 500 milhões, cidade no interior de São Paulo terá novo aeroporto internacional
'Certificação CARB é uma conquista histórica para a Be8', diz Erasmo Battistella
Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta relatório
'Tomaremos todas as medidas cabíveis', diz Lula sobre as tarifas recíprocas de Trump