Aluguel residencial cai 0,31% em março, após alta de 1,81% em fevereiro, afirma FGV
Publicado 04/04/2025 • 09:48 | Atualizado há 2 semanas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
A semana de Cramer: Resultados de Tesla, Alphabet, Capital One e Boeing
Discord é processado por procurador de New Jersey por ferramentas de segurança infantil
Administração Trump ameaça proibir Harvard de matricular estudantes estrangeiros
Publicado 04/04/2025 • 09:48 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil
Pixabay
Os aluguéis residenciais recuaram 0,31% em março, após terem aumentado 1,81% em fevereiro. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta sexta-feira (04).
O índice acumulou uma alta de 6,55% nos 12 meses encerrados em março, ante um avanço de 8,01% nos 12 meses terminados em fevereiro.
“Desacelerações mais fortes em São Paulo e Porto Alegre influenciaram em grande proporção o IVAR em 12 meses em março. Apesar dos fatores macroeconômicos como taxas de juros elevadas e inflação em aceleração, que poderiam impactar os preços dos contratos novos e antigos, a dinâmica mais recente nessas cidades indica um movimento de reequilíbrio entre oferta e demanda”, avaliou o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, em nota oficial.
O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.
Quanto aos resultados das quatro capitais que integram o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de um aumento de 2,83% em fevereiro para uma queda de 0,29% em março. No Rio de Janeiro, o índice saiu de alta de 2,61% para elevação de 5,18% no período; em Belo Horizonte, de alta de 5,23% para aumento de 2,69% em março; e em Porto Alegre, de recuo de 2,35% para queda de 5,30%.
No acumulado em 12 meses, os aluguéis avançaram 5,05% em São Paulo; 7,72% em Belo Horizonte; 6,57% no Rio de Janeiro; e 6,77% em Porto Alegre.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
St Marche solicita recuperação extrajudicial com dívida de R$ 528 milhões
Governo Trump anuncia taxas para navios chineses atracando em portos dos EUA
'Teremos que aumentar os preços' se Trump mantiver as tarifas, diz importadora de café com US$ 3 milhões em vendas anuais
CNI: Brasil fica em último lugar em ranking de competitividade industrial
Eli Lilly anuncia resultados positivos de comprimido para diabetes e perda de peso