Carregamento rápido da BYD sob suspeita: o que dizem os especialistas
Publicado 05/04/2025 • 10:52 | Atualizado há 2 dias
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Publicado 05/04/2025 • 10:52 | Atualizado há 2 dias
A montadora chinesa BYD está rapidamente conquistando o título de principal nome mundial em veículos elétricos.
Passou Tesla nas receitas globais em 2024 – embora foi vendido um pouco menos EVs. Incluindo os híbridos, o volume da BYD é cerca de duas vezes maior que o de sua rival americana.
As ações estão em alta mais de 40% desde o início de 2025. Os da Tesla diminuíram em aproximadamente a mesma quantia no mesmo período.
Mas talvez o mais importante seja o fato de a BYD ter lançado, nos últimos anos, uma série de novas tecnologias e funcionalidades que estão a mudar a sua reputação de fabricante de baixo custo para inovadora.
“Quando os fabricantes de automóveis ocidentais falam sobre uma ameaça existencial proveniente da China, falam definitivamente desta empresa chamada BYD”, disse Michael Dunne, investigador do mercado automóvel da China e CEO da Dunne Insights. “Eles têm tantos componentes em seu arsenal. Eles têm escala. Eles fabricam suas próprias baterias, algumas das melhores baterias do mundo. Elas são de baixo custo. Eles estão inovando. Eles estão projetando carros mais bonitos o tempo todo. Eles têm carros com preços de US$ 10.000 a US$ 230.000. Quero dizer, em geral, eles marcam todas as caixas. E é por isso que as pessoas estão com medo. Com medo de BYD.”
O mais recente deles é um plataforma que a empresa disse pode carregar até cerca de 250 milhas (aprox. 402 km) de alcance em cerca de 5 minutos – apenas um pouco mais do que o necessário para encher um tanque de gasolina.
Parte do que torna isto potencialmente tão ameaçador para os rivais é o histórico da BYD de fornecer tecnologia a preços baixos.
A empresa ganhou recentemente as manchetes por oferecer gratuitamente um sistema robusto de assistência ao condutor em toda a sua gama. Isso contrasta com o sistema “Full Self-Driving” da Tesla, que tem um custo extra.
“A Tesla, neste momento, definitivamente não é para todos. A BYD está tentando fazer isso para todos”, disse Lei Xing, analista do mercado de veículos elétricos da China.
Se der certo, a BYD poderá lançar carros que carregam em metade do tempo de veículos muito mais caros, como o Lucid Air, conhecido pela recarga rápida. Esse modelo atinge cerca de 320 km de autonomia em 12 minutos.
Mas alguns analistas de veículos elétricos estão cépticos em relação à nova inovação, dizendo que existem alguns obstáculos técnicos, bem como custos potencialmente elevados. Além disso, o caso do carregamento rápido pode não ser tão forte quanto parece.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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