Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifa de três dígitos de Trump corta a maior parte do comércio com a China, diz economista
Publicado 10/04/2025 • 19:28 | Atualizado há 4 meses
BREAKING NEWS
Ações da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA
Futuro do Fed em xeque: divergência entre nomes cotados revela embate sobre independência da instituição
IA acelera disrupção no setor de aluguel e redefine gestão imobiliária nos EUA
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Publicado 10/04/2025 • 19:28 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de uma reunião de gabinete na Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 10 de abril de 2025.
Nathan Howard | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
O aumento de tarifas do presidente Donald Trump sobre as importações da China basicamente encerraria a maior parte do comércio entre aquele país e os EUA, segundo a economista Erica York.
“Depende de quão restritamente ou amplamente a tarifa é aplicada, mas geralmente, se você ultrapassa uma tarifa de três dígitos, está cortando a maior parte do comércio,” disse a vice-presidente de política tributária federal no Centro de Política Tributária Federal da Tax Foundation, no programa “The Exchange”, da CNBC, na quinta-feira (10). “Ainda pode haver algumas coisas sem substitutos que as empresas simplesmente terão que pagar, mas na maior parte, isso corta tudo.”
Seus comentários ocorreram em meio à devolução pelo mercado de parte dos ganhos expressivos vistos na quarta-feira (9). As quedas se aceleraram na quinta-feira depois que um funcionário da Casa Branca confirmou à CNBC que a tarifa dos EUA sobre bens chineses agora é de 145%. Esse total inclui o recente aumento para 125% vindo de 84%, anunciado por Trump na quarta-feira, bem como uma tarifa de 20% relacionada ao fentanil que o presidente já havia imposto anteriormente.
York enfatizou que o mercado ainda não está livre da ameaça, dizendo que “não é como se a ameaça tivesse desaparecido completamente”, já que não se espera clareza até julho, quando está programado o fim da reversão tarifária.
Na quarta-feira, Trump anunciou que está reduzindo temporariamente as tarifas sobre importações da maioria dos países — exceto China — para 10% por 90 dias. Em uma reunião de gabinete na quinta-feira, o presidente se recusou a descartar a possibilidade de estender a suspensão de 90 dias.
Levando em conta as tarifas sobre a China, os impostos básicos de 10% ainda em vigor e outras tarifas setoriais, Trump ainda colocou o país em sua postura mais protecionista em décadas, mesmo com a suspensão.
“Isso ainda levará a tarifa média a níveis que não víamos desde a década de 1940, então isso é significativo,” acrescentou a economista. “São aumentos enormes de custos. É um impacto econômico. Claramente não nos coloca em um caminho muito bom.”
A Tax Foundation estima que todas as novas tarifas de Trump levarão a um aumento nas receitas federais de US$ 171,6 bilhões neste ano. Isso tornaria as tarifas de Trump o maior aumento de impostos desde 1993, superando os aumentos sob os ex-presidentes George H.W. Bush e Barack Obama, revelou a instituição.
A China afirmou que não vai recuar se a dinâmica comercial escalar para uma guerra comercial. Poucas horas antes do anúncio de suspensão tarifária de Trump, a China aumentou suas tarifas retaliatórias sobre importações dos EUA de 34% para 84%, que entraram em vigor na quinta-feira.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Seis pessoas já foram presas na Operação Ícaro, que investiga esquema de corrupção que envolve Ultrafarma e Fast Shop
Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força
Nada está fora da mesa de negociações: Trump e Putin se preparam para se encontrar no Alasca
Mercado imobiliário de luxo em SP ultrapassa R$ 7 bi no 1º trimestre, com alta de 57% nas vendas