Hotel Rosewood, em São Paulo, é alvo de disputa entre sócios; acusações incluem espionagem
Publicado 10/04/2025 • 22:36 | Atualizado há 1 uma semana
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Publicado 10/04/2025 • 22:36 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
Foto: Divulgação/Hotel Rosewood
O Hotel Rosewood, localizado na Cidade Matarazzo, na região da avenida Paulista, em São Paulo, é alvo de uma disputa judicial entre o empresário francês Alexandre Allard e a holding chinesa Chow Tai Fook Enterprises Limited (CTF). Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a briga envolve acusações de espionagem e usurpação de direitos autorais sobre o projeto arquitetônico do empreendimento de luxo.
Allard, sócio da BM Empreendimentos, que gerencia o hotel, acusa os sócios chineses de terem acessado informações confidenciais de sua advogada, incluindo documentos relativos a negociações de debêntures e à sua participação acionária no projeto. O empresário francês também alega que a CTF tentou diluir sua participação no negócio, com o objetivo de replicar o projeto do hotel em outras localidades e obter lucros, sem o seu envolvimento.
De acordo com o processo, a juíza Laura de Mattos Almeida, da 29ª Vara Cível de São Paulo, autorizou uma perícia no hotel para verificar eventuais alterações no projeto original. Allard sustenta que os direitos autorais do design arquitetônico, que valoriza a cultura brasileira, são de sua autoria e foram concebidos antes da entrada da CTF no negócio, em 2013.
O empresário francês alega que o projeto foi idealizado para celebrar a criatividade brasileira de maneira sustentável e inovadora. No entanto, ele denuncia tentativas de modificação feitas pelos sócios chineses, que, segundo ele, podem comprometer a integridade e a identidade do hotel.
A Chow Tai Fook, um dos maiores conglomerados de Hong Kong e maior cotista do fundo de investimento BM 888, exerce grande influência nas decisões do Rosewood, tendo poder sobre diversos aspectos do empreendimento.
A defesa de Allard, representada pelos advogados Leandro Chiarottino e Modesto Carvalhosa, optou por não comentar o caso, já que o processo está parcialmente em segredo de Justiça. A BM Empreendimentos também se absteve de se pronunciar sobre a disputa.
O hotel Rosewood São Paulo, inaugurado em 2022, faz parte do projeto Cidade Matarazzo, criado por Allard após a aquisição do antigo Hospital Matarazzo, em 2010.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EUA e Itália concordam em não discriminar ou taxar serviços digitais e empresas de tecnologia
Volkswagen considera fabricar Audis nos EUA para evitar tarifas de Trump
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
CEO da Volt Capital explica a queda de cerca de 90% da criptomoeda Mantra: "Estratégia muito bem montada"
Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores