Eletrobras começa a receber pedidos por voto múltiplo na eleição ao Conselho de Administração
Publicado 12/04/2025 • 15:56 | Atualizado há 2 dias
Esta pequena cidade na região de Abruzzo, na Itália, está vendendo casas por 1 euro — sem necessidade de entrada
Times esportivos adotam tecnologia tátil para fãs cegos e com baixa visão
Tokenização do mercado, de ações a títulos e imóveis está chegando, diz o CEO da BlackRock Larry Fink
Ex-funcionários da Apple, Google e Cash App abandonam Big Tech para apostar no bitcoin
Tarifas de Trump sobre veículos podem reduzir vendas em milhões e gerar custo de US$ 100 bilhões
Publicado 12/04/2025 • 15:56 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Eletrobras.
Foto: Fernanda Frazão/Agência Brasil
A Eletrobras começou a receber pedidos de sua base acionária para adoção do voto múltiplo na eleição de seu novo conselho, que ocorrerá em assembleia geral no dia 29 de abril.
Para que o formato seja adotado, conforme resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acionistas com mais de 5% dos votos devem formalizar o pedido junto à companhia. A reportagem apurou que isso ainda não ocorreu.
Em carta encaminhada à companhia na tarde da última quinta-feira (10), dez acionistas (cinco fundos e cinco pessoas físicas) formalizaram o pedido por voto múltiplo. Trata-se dos fundos Geração L. Par, Tempo Capital, RPS, Clave, Solana e dos acionistas Hagop Guerekmezian, Hagop Guerekmezian Filho, Karoline Guerekmezian e Kathleen Guerekmezian e Regina Guerekmezian.
Os acionistas pedem que a carta seja divulgada por meio de aviso aos acionistas e tenham inteiro teor publicado na área de relações com investidores do site da Eletrobras. Fontes com conhecimento do assunto, no entanto, dizem que a posição da companhia será esperar até que o porcentual de requerentes do voto múltiplo alcance 5% das ações, condição em que o aviso aos acionistas se tornaria obrigatório, conforme as regras da CVM.
“Ainda que o total de ações dos signatários não alcance 5% das ações com direito a voto, deve-se divulgar o presente pleito nas formas requeridas, porque somente desta forma será melhor viabilizada a adesão de outros acionistas que compartilham do mesmo interesse e podem somar participação suficiente a alcançar aquele percentual”, ponderam os acionistas que assinam a carta.
Procurada, a Eletrobras não se manifestou. Em sua conta na rede social Linkedin, o advogado e atual conselheiro Marcelo Gasparino – que tem sido mais vocal nas críticas ao processo de condução da eleição – divulgou o documento sob o argumento de dar “equidade de condições a todos os candidatos avulsos indicados por acionistas”.
Em carta aos acionistas assinada pela administração da Eletrobras e divulgada ao mercado no fim da tarde de quinta-feira, mesmo dia dessa primeira solicitação por voto múltiplo, a empresa sugere expressamente que não fará diferença para o resultado final da eleição a adoção ou não do voto múltiplo.
Neste formato, os votos de cada acionista é multiplicado pelo número de candidatos e alocado livremente, tornando o processo mais complexo e abrindo espaço a arranjos de votação que, na prática, podem aumentar a participação de acionistas com posições menores no quadro acionário.
___
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Bilionário Ray Dalio: 'Estou preocupado com algo pior do que uma recessão'
Trump diz que China e outros países não 'escaparão' das tarifas dos EUA
Conheça ocupações curiosas permitidas para quem é MEI, os microempreendedores individuais
Katy Perry vai decolar em foguete da Blue Origin; missão contará com outras celebridades
Futuros de ações sobem após semana agitada enquanto investidores avaliam isenção surpresa de tarifas na China