Trump diz que ‘adoraria’ enviar cidadãos dos EUA para prisão em El Salvador
Publicado 15/04/2025 • 18:04 | Atualizado há 4 dias
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 15/04/2025 • 18:04 | Atualizado há 4 dias
KEY POINTS
Pressão tarifária apesar da trégua. Pausa de 90 dias na cobraça de tarifas dos EUA não vai aliviar setor varejista, especialmente os de eletrônicos, artigos esportivos e móveis para o lar.
Daniel Torok/ White House
O presidente Donald Trump intensificou suas ameaças de enviar cidadãos americanos para prisões estrangeiras, afirmando nesta terça-feira (15) que adoraria deportar cidadãos dos EUA “nascidos e criados no país” que cometem crimes violentos para uma mega-prisão em El Salvador.
Trump levantou a ideia durante conversas na segunda-feira (14) com o presidente salvadorenho Nayib Bukele, que se autodenomina o “ditador mais legal do mundo” e já aceitou receber migrantes detidos pelos Estados Unidos em prisões de seu país.
Mas o republicano de 78 anos reforçou a proposta de enviar também cidadãos americanos para El Salvador, apesar de haver dúvidas fundamentais sobre a legalidade de tal medida.
“Eu os chamo de criminosos caseiros”, afirmou Trump, em trechos de uma entrevista à Fox Noticias, que deve ser exibida ainda nesta terça-feira.
“Aqueles que cresceram aqui, algo deu errado e eles saem por aí batendo nas pessoas com um taco de beisebol e empurrando gente para dentro dos trilhos do metrô”, disse. “Estamos estudando isso. Eu adoraria fazer.”
Na segunda-feira, Trump afirmou, durante seu encontro com Bukele no Salão Oval, que pediu à procuradora-geral Pam Bondi para analisar a possibilidade de enviar cidadãos americanos a El Salvador.
A Casa Branca informou que continua avaliando se a medida seria legalmente viável. “É uma questão legal que o presidente está analisando”, disse a secretária de imprensa Karoline Leavitt a jornalistas em uma coletiva.
“Ele só consideraria isso, se for legal, para americanos que sejam reincidentes em crimes violentos e extremos — pessoas que ninguém nesta sala quer como vizinhos.”
Bukele, conhecido por sua postura autoritária, fez a oferta incomum de aceitar prisioneiros dos Estados Unidos logo após a posse de Trump para um segundo mandato.
Trump já enviou mais de 250 migrantes para lá, em sua maioria sob uma lei de tempos de guerra, com séculos de existência, que retira o direito ao devido processo legal, em troca de um pagamento de US$ 6 milhões feito a El Salvador.
No entanto, ele tem falado cada vez mais sobre a possibilidade de enviar também cidadãos americanos para prisões estrangeiras.
O governo Trump já enfrenta pressão pelo caso de um migrante deportado por engano dos Estados Unidos para El Salvador, dentro do acordo firmado com Bukele.
Na segunda-feira, Bukele rejeitou a “absurda” ideia de devolver Kilmar Abrego Garcia, pai de família que vivia no estado de Maryland, aos Estados Unidos.
A Suprema Corte dos EUA determinou que o governo Trump facilite o retorno dele da prisão notória, após a Casa Branca informar que sua deportação ocorreu devido a um “erro administrativo”.
Autoridades do governo Trump insistem que ele é um migrante ilegal e membro da temida gangue MS-13, de El Salvador, embora ele nunca tenha sido condenado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings