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Governo desiste de trem-bala no Texas para poupar recursos públicos

Publicado 16/04/2025 • 10:38 | Atualizado há 3 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O projeto foi originalmente anunciado como uma iniciativa puramente privada, mas à medida que as estimativas de custo aumentaram drasticamente, a proposta passou a depender da Amtrak e de recursos federais para viabilização.
  • O anúncio desta quinta não representa o fim do interesse da FRA por novos projetos ferroviários.
  • Abandonar o projeto Texas Central Railway neste momento permitirá à Amtrak concentrar-se em melhorias urgentes para garantir mais confiabilidade aos passageiros atuais.
Com o encerramento do subsídio do programa CID, cerca de US$ 60 milhões poderão ser realocados para outras iniciativas.

Com o encerramento do subsídio do programa CID, cerca de US$ 60 milhões poderão ser realocados para outras iniciativas

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O Secretário de Transportes dos Estados Unidos, Sean P. Duffy, anunciou nesta quarta-feira (16), um acordo entre a Administração Federal Ferroviária (FRA) e a Amtrak para encerrar o subsídio de US$ 63,9 milhões concedido à Amtrak pelo programa de Identificação e Desenvolvimento de Corredores (CID) para o Corredor de Trem de Alta Velocidade do Texas, anteriormente conhecido como projeto Texas Central Railway.

O projeto foi originalmente anunciado como uma iniciativa puramente privada, mas à medida que as estimativas de custo aumentaram drasticamente, a proposta passou a depender da Amtrak e de recursos federais para viabilização. O custo estimado do projeto agora ultrapassa US$ 40 bilhões — tornando a construção inviável e um risco elevado para os contribuintes.

“Tenho o prazer de anunciar que a FRA e a Amtrak concordaram que financiar esse projeto é um desperdício de recursos públicos e uma distração da missão principal da Amtrak, que é melhorar seus serviços atuais, que continuam abaixo do ideal”, afirmou o secretário Sean P. Duffy. “O projeto Texas Central Railway foi proposto como um empreendimento privado. Se o setor privado acredita na viabilidade desse projeto, que assuma o desenvolvimento preliminar, ao invés de depender da Amtrak e do contribuinte americano para salvá-lo. Meu departamento continuará buscando todas as oportunidades para economizar recursos federais e priorizar a eficiência.”

Embora o número de passageiros da Amtrak tenha se recuperado desde a pandemia, a empresa continua enfrentando déficits operacionais significativos. Além disso, a Amtrak tem lidado com desafios operacionais de destaque, como atrasos no Corredor Nordeste e a perda de sua frota de vagões Horizon devido à corrosão. Corrigir essas questões é uma prioridade para a FRA.

Ainda, sob a administração anterior, a Amtrak considerava grandes empréstimos com garantias federais, além de novos subsídios, como única forma de viabilizar as obras. Esse modelo vai à contramão do estímulo ao investimento privado em infraestrutura ao transferir todo o risco ao contribuinte.

Abandonar o projeto Texas Central Railway neste momento permitirá à Amtrak concentrar-se em melhorias urgentes para garantir mais confiabilidade aos passageiros atuais.

“Conectar Dallas e Houston continua sendo uma das oportunidades mais promissoras para novas linhas de passageiros nos Estados Unidos”, disse Kyle Fields, assessor jurídico-chefe da FRA. “O anúncio de hoje reflete o reconhecimento, por parte da Amtrak e da FRA, de que federalizar o projeto Texas Central Railway não é o melhor uso dos recursos públicos.”

O anúncio de hoje não representa o fim do interesse da FRA por novos projetos ferroviários. A FRA mantém uma série de programas voltados ao desenvolvimento de novos corredores, inclusive de alta velocidade, e continuará trabalhando com parceiros para desenvolver soluções viáveis e economicamente sustentáveis. Com o encerramento do subsídio do programa CID, cerca de US$ 60 milhões poderão ser realocados para outras iniciativas que apoiem o transporte ferroviário seguro, eficiente e confiável.

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