Obra 'Comedian' em exposição

Investidor de criptomoedas compra ‘obra de arte da banana’ e pretende comê-la

Política

Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma parceria estratégica com a China, diz Xi Jinping. Veja o discurso na íntegra

Publicado 20/11/2024 • 14:03 | Atualizado há 1 dia

Giovanni Porfírio, para o Times Brasil

KEY POINTS

  • O presidente da China, Xi Jinping, disse em discurso que o Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma parceria estratégica com a China.
  • Para Xi, o Brasil foi o primeiro da América Latina e Caribe a estabelecer uma parceria estratégica global com a China.
  • Ao todo, o Brasil firmou 37 acordos com a China.

Em visita ao Brasil, o presidente da China, Xi Jinping, disse em discurso na manhã desta quarta-feira (20) que o Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma parceria estratégica com a nação asiática e o primeiro da América Latina e Caribe a estabelecer uma parceria estratégica global com a região.

Ao todo, o Brasil firmou 37 acordos com a China, apesar de não ter aderido plenamente à Nova Rota da Seda – chamado de Cinturão e Rota, programa de investimentos chinês.

Leia o discurso na íntegra:

Na manhã do dia 20 de novembro, no horário local, o Presidente Xi Jinping manteve reunião com o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, na residência oficial do Presidente, em Brasília. O Presidente Xi Jinping expressou que foi uma grande satisfação visitar o Brasil neste ano de especial importância histórica, o qual marca o cinquentenário das relações diplomáticas China-Brasil.

“Esta é a quinta visita que faço ao Brasil, o país que mais visitei na América Latina e Caribe. Agradeço sinceramente ao meu amigo de longa data, o Presidente Lula, e ao governo do Brasil, pela calorosa recepção. Sob a liderança do Presidente Lula, o Brasil registrou progressos sólidos em desenvolvimento social e econômico, e voltou a se colocar como uma das dez maiores economias do mundo. Também o congratulo pelo sucesso da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro e lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

China e Brasil são dois grandes países em desenvolvimento em seus respectivos hemisférios. Nos últimos 50 anos, desfrutam de um relacionamento que transcende montanhas e mares, e têm encontrado a maneira correta de convivência entre grandes países em desenvolvimento, isto é, respeito mútuo, benefícios mútuos e amizade. O Brasil foi o primeiro país a estabelecer uma parceria estratégica com a China e o primeiro país da América Latina e Caribe a estabelecer uma parceria estratégica global com a China. Nos últimos anos, sob a orientação estratégica conjunta do Presidente Xi Jinping e do Presidente Lula, os nossos dois países passaram a ser amigos de confiança mútua e futuro compartilhado, e atuam como forças positivas que contribuem juntos para a paz.

As relações China-Brasil encontram-se no melhor momento na história. Hoje, gostaria de anunciar, junto com o Presidente Lula, a elevação das relações ChinaBrasil para a Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável, e o estabelecimento de sinergias entre a Iniciativa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil. Isso marca mais um momento histórico das nossas relações, atende às expectativas dos dois povos, dá ímpeto e suporte à modernização do Brasil e da China, e demonstra a nossa determinação de trabalhar juntos para defender a equidade e a justiça internacionais e de promover o desenvolvimento comum do mundo.

Disse o rei Pelé que ‘o gol mais bonito é sempre o próximo’. Da mesma maneira, o capítulo mais maravilhoso das relações China-Brasil também está por vir. A China gostaria de trabalhar junto com o Brasil. Vamos levar sempre em consideração o futuro da humanidade e o bem-estar dos povos, substanciar constantemente as relações China Brasil com conteúdo da nova era, ser “parceiros de ouro” que ajudam um ao outro a alcançar o sucesso, avançar juntos para a meta de formar uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade e criar um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, dando maiores contribuições sino-brasileiras à paz e progresso da humanidade.”

Xi Jinping
Presidente da República Popular da China
Embaixada da China no Brasil

MAIS EM Política