CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Tecnologia & Inovação

IA em 2025: os 6 temas que concentram investimentos e como eles evoluíram desde 2024

Publicado 17/04/2025 • 14:13 | Atualizado há 4 meses

Duda Basso, do Times Brasil, com supervisão de Cido Coelho

A Harvard Business Review publicou uma nova análise sobre o uso da inteligência artificial, comparando os dados de 2025 com os de 2024. O estudo evidenciou mudanças significativas no comportamento dos usuários, impulsionadas principalmente pelo aumento de opções tecnológicas — como os modelos Grok e DeepSeek — e pelos crescentes investimentos no setor, o que intensificou a competitividade entre as plataformas de IA.

O autor da pesquisa, Marc Zao-Sanders, repetiu a metodologia usada no ano anterior. Conduzida por sua empresa Filtered Technologies, foram analisados fóruns como Reddit e Quora, em busca de relatos reais sobre o uso de modelos de linguagem (LLMs) no cotidiano de pessoas e empresas. O objetivo era identificar aplicações práticas em que esses modelos trouxeram benefícios concretos, seja na rotina profissional ou pessoal.

Dois pontos se destacam na comparação entre os anos. O primeiro é a ampliação do volume de dados disponíveis, já que hoje há uma maior diversidade de ferramentas baseadas em IA. O segundo é a transformação na forma como as pessoas se relacionam com essa tecnologia: os antigos receios estão sendo substituídos por novas questões, e a IA passou a ser vista com mais naturalidade no dia a dia.

Em 2024, a principal função da IA era a geração de ideias — especialmente no contexto de trabalho. Em 2025, porém, surgiu uma nova tendência: o uso da IA para finalidades emocionais, como apoio terapêutico, desenvolvimento pessoal e aumento da produtividade.

O gráfico evidencia os 10 usos mais comuns da IA e faz uma comparação direta entre os anos: 

O crescimento dessas aplicações revela uma mudança de escala e profundidade. Um exemplo citado no estudo é o de uma usuária da África do Sul, que recorre à IA como alternativa para cuidados com a saúde mental em um contexto de precariedade pela falta de assistência médica local.

No Brasil, o custo médio mensal de uma terapia varia entre R$ 400 e R$ 1.600, tornando o acesso limitado para boa parte da população. Diante disso, o uso da IA para organizar a vida pessoal e buscar propósito tem ganhado destaque.

A maior novidade entre os casos de uso foi justamente a categoria “organizar minha vida”, com aplicações voltadas à criação de hábitos diários, definição de metas e resolução de ano novo. Sobre esse cenário, Jared Spataro, vice-presidente corporativo da Microsoft, comentou: “Um dos cenários mais atrativos para a IA é como assistente pessoal no trabalho. Quando conectada a todos os seus dados profissionais — e-mails, conversas, arquivos e reuniões — a IA pode te libertar das tarefas repetitivas e servir como uma parceira de pensamento valiosa. Está permitindo que os funcionários recuperem tempo e sejam mais produtivos e criativos.”

Apesar da redução de antigos temores, uma nova preocupação tem emergido: a dependência excessiva da IA. Com o uso frequente, inclusive para tarefas simples, alguns usuários relatam estar se acostumando a terceirizar o raciocínio. Um deles escreveu: “Eu definitivamente estou me tornando mais dependente… Em vez de usar meu cérebro para tarefas mais complexas, eu só ligo o GPT.”

A influência da IA no mundo atual é inegável. Ao mesmo tempo, em que gera ganhos de produtividade, ela também provoca insegurança sobre a substituição de funções humanas. Um relatório publicado pela ONU apontou que esses ganhos de produtividade e digitalização também trazem um risco em larga escala de desemprego, podendo afetar até 40% dos postos de trabalho e intensificar uma concentração do poder tecnológico.

Por outro lado, cresce também a demanda por profissionais que saibam lidar com ferramentas de IA, apontando para um novo perfil de trabalhador mais híbrido e adaptável.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação