Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

CNBC Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

Brasil

Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado, o ‘Enem dos Concursos’

Publicado 20/11/2024 • 18:43

Agência Estado

KEY POINTS

  • Enem dos Concusros teria resultado divulgado nesta quinta.
  • As provas já tinham sofrido adiamento, devido às enchentes no RS.
Imagem de mulher fazendo uma prova

Mulher realizando uma prova

Reprodução Freepik

O Ministério da Gestão e da Inovação adiou a divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU). Inicialmente, de acordo com o edital, as informações seriam publicadas nesta quinta-feira, 21. Um novo cronograma será informado somente amanhã.

Chamado de “Enem dos Concursos”, o CNU é um modelo de seleção de servidores criado pelo governo Lula. Esse formato prevê realização conjunta de concursos públicos para cargos em órgãos e entidades da Administração Federal.

As provas do CNU foram feitas em 18 de agosto, após um adiamento por conta das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre. Os concursos foram realizados em todos os Estados e no Distrito Federal (DF).

Mudança na legislação

Foi aprovada nesta terça-feira (19) um projeto de lei que reserva 30% das vagas em concursos públicos federais para pessoas pretas ou pardas, indígenas e quilombolas. O texto é do senador Paulo Paim (PT-RS).

O projeto pretende substituir a lei de cotas no serviço público, que perdeu expirou em junho deste ano e que previa reserva de 20% das vagas em concursos públicos para negros.

De acordo com o texto, as vagas deverão ser segmentadas a essas pessoas quando houver duas ou mais vagas ofertadas e também quando surgirem outras vagas durante a validação dos resultados das provas. Quando as notas tiverem número fracionados, serão arredondados.

MAIS EM Brasil