Dow Jones cai mais de 950 pontos enquanto Trump ataca o presidente do Fed e preocupa investidores
Publicado 21/04/2025 • 18:15 | Atualizado há 8 horas
Trump vai se reunir com executivos da Walmart, Target e Home Depot para discutir tarifas
China promete retaliação contra países que apoiarem os esforços dos EUA para isolá-la
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 21/04/2025 • 18:15 | Atualizado há 8 horas
Pixabay.
As ações caíram novamente nesta segunda-feira (21), enquanto o presidente Donald Trump intensificava seus ataques ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, levantando questões sobre a independência do banco central, e os traders receberam poucos sinais de progresso nas negociações comerciais globais.
O Índice Industrial Dow Jones caiu 971,82 pontos, ou 2,48%, para fechar em 38.170,41. O S&P 500 perdeu 2,36% e terminou em 5.158,20, e o Nasdaq Composite caiu 2,55%, fechando em 15.870,90.
Leia também:
Os gigantes da tecnologia do “Magnificent Seven” arrastaram os principais índices para baixo, com Tesla e Nvidia perdendo 5,8% e mais de 4%, respectivamente. Amazon caiu 3%, assim como a Meta Platforms. A fabricante de equipamentos Caterpillar caiu 2,8%.
Em uma postagem no Truth Social, Trump afirmou que a economia desaceleraria a menos que Powell — a quem ele se referiu como “Sr. Atrasado, um grande perdedor” — reduzisse as taxas de juros imediatamente. Isso segue outra postagem da semana passada, na qual Trump também pediu ao Fed para reduzir as taxas, chegando a insinuar a “demissão” de Powell — algo que o conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse que a equipe do presidente estava estudando.
O dólar também estava sob pressão, atingindo uma baixa de três anos à medida que as ameaças aumentavam. O ouro, enquanto isso, disparou para recordes acima de US$ 3.400 por onça.
“Uma das coisas que está se tornando muito clara é a tensão subjacente entre o Fed e a administração”, disse Michael Green, estrategista-chefe da Simplify Asset Management. “Estamos efetivamente em uma repetição da COVID. A incerteza interrompeu significativamente o comércio… Acho que a maioria das pessoas prevê que haverá alguma forma de estímulo que acabará surgindo para compensar os efeitos da tarifa.”
Falta de progresso no comércio
A confiança dos investidores também foi prejudicada pela falta de progresso no comércio global. Se algo aconteceu, as tensões pareciam aumentar com a China, com o país alertando outras nações para não fazerem nenhum acordo com os EUA que prejudicasse Pequim.
O S&P 500 caiu 9% desde 2 de abril, quando Trump anunciou uma série de tarifas sobre importações de outros países. O Nasdaq perdeu quase 10% nesse período, e o Dow caiu 9,6%.
“Estamos realmente pensando nisso como um ambiente um pouco interminável em termos de direção… e isso em particular porque simplesmente não sabemos onde as tarifas vão parar”, disse Robert Haworth, estrategista sênior de investimentos do U.S. Bank, em entrevista à CNBC. “Este é um mercado tentando obter clareza sobre a direção e não obtendo muitas conclusões.”
Haworth acrescentou: “Se a incerteza continuar por um período prolongado — ou seja, vários trimestres — acho que isso se torna mais desafiador para os lucros corporativos e a tomada de decisões, e vimos um pouco disso na temporada de resultados até agora.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Dólar americano cai ao menor valor em 3 anos após ameaças de Trump a presidente do Fed
Saiba quem é o brasileiro potencial sucessor do Papa Francisco e mais 15 nomes favoritos
Papa Francisco promoveu reformas financeiras e combate à corrupção no Vaticano
Google afirma que proposta de divisão do DOJ prejudicaria os EUA na "corrida global com a China"
'Um homem do povo': líderes mundiais reagem à morte do Papa Francisco