CNBC Trump Org vende boné e camiseta “Trump 2028”, alimentando especulações sobre terceira candidatura à Casa Branca

Tecnologia & Inovação

Perplexity AI entra no mercado de smartphones com parceria com a Motorola

Publicado 24/04/2025 • 19:14 | Atualizado há 12 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Nesta quinta-feira (24), a Perplexity AI anunciou uma parceria para levar sua tecnologia de motor de busca com inteligência artificial diretamente para os smartphones da Motorola.
  • A Perplexity está entrando no jogo dos smartphones, seguindo a integração Siri-ChatGPT da Apple e OpenAI, introduzida em dezembro.
  • É uma parceria de distribuição, ou seja, trata-se mais de ganhar usuários do que de gerar receita, disse o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, à CNBC em uma entrevista em Nova York.

Smartphone da Motorola

Unsplash

A Perplexity AI está entrando no jogo dos smartphones. Nesta quinta-feira (24), a startup anunciou uma parceria para integrar sua tecnologia de motor de busca com inteligência artificial diretamente nos smartphones da Motorola. Como parte da integração, as capacidades de IA da Perplexity serão incluídas no conjunto de recursos “Moto AI” da Motorola.

Isso torna a fabricante do Razr a primeira marca de smartphones a integrar a Perplexity diretamente em um dispositivo. A Motorola também está fazendo parceria com Microsoft Copilot, Google Gemini e Meta para certas consultas.

“A pesquisa não deveria ser sobre links intermináveis e anúncios — deveria dar ao usuário exatamente o que ele quer, e achamos que a melhor forma de fazer isso é através de um motor de respostas”, disse o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, no palco de um evento em Nova York na quarta-feira (23). “Seu telefone agora é uma máquina de respostas, assistente pessoal e agente de pesquisa”.

Comparações com a parceria Apple e OpenAI

A integração da Perplexity com a Motorola segue a parceria de destaque da OpenAI com a Apple, introduzida em dezembro. Quando os usuários da Apple fazem perguntas complexas à Siri, isso aciona a integração com o ChatGPT, onde a Siri pede permissão ao usuário para acessar o ChatGPT e responder à consulta.

A integração Perplexity-Motorola é uma parceria de distribuição, ou seja, trata-se de ganhar usuários e não de gerar receita, disse Srinivas à CNBC em uma entrevista.

“Não estamos ganhando dinheiro com as vendas deles ou algo assim”, disse ele. “Estamos buscando uso, e eles estão buscando introduzir novos recursos incríveis e legais, então é como uma situação em que ambos saem ganhando”.

Os usuários da Motorola receberão três meses gratuitos do Perplexity Pro, incluindo o recurso Deep Research da empresa. Isso dará à Perplexity uma visão de como pessoas que não fazem parte de seu público típico usam a tecnologia — seja para alarmes simples e lembretes ou para tarefas mais complexas, disse Srinivas.

Dispositivos e parcerias específicos de IA

A parceria entre Perplexity e Motorola surge após um ano de dispositivos específicos de IA, como o AI Pin da Humane e o Rabbit r1, que fracassaram ou foram lançados com avaliações decepcionantes.

Investidores estão de olho em parcerias entre smartphones e IA como uma forma da tecnologia chegar às mãos dos consumidores em movimento diariamente. E algumas startups de IA estão, supostamente, fazendo o mesmo — a saber, a parceria de Sam Altman com o designer da Apple, Jony Ive, para supostamente criar dispositivos de IA, incluindo um “telefone sem tela”.

“Há quinze anos, os smartphones mudaram tudo”, disse Nicole Hagen, chefe de marketing de produto da Motorola no palco, na quarta-feira. “Agora, estamos à beira de uma grande mudança, mais uma vez, na tecnologia”.

A Perplexity está priorizando a integração com smartphones porque é “o maior ponto de contato ou ponto de acesso para uma empresa de consumo fazer parte”, disse Srinivas.

Ele acrescentou que tornar a ferramenta nativa de um smartphone, em vez de um app que você precisa escolher conscientemente usar, facilita o hábito dos usuários de recorrer à IA para tarefas do dia a dia. Também é uma boa forma de entrar no mercado de usuários de fim de semana, disse Srinivas.

“Ninguém usa IA nos fins de semana”, disse ele. “Você só pode alcançar o diálogo de uso onipresente se estiver profundamente enraizado nos smartphones diariamente.”

Concorrência da Perplexity e Motorola no mercado

O motor de busca com IA da Perplexity compete com empresas como Google e OpenAI, apoiada pela Microsoft. A empresa começou 2024 com uma avaliação de cerca de US$ 500 milhões (aproximadamente R$ 2,83 bilhões, na cotação atual) e terminou com uma avaliação de cerca de US$ 9 bilhões (R$ 51 bilhões), após atrair crescente interesse de investidores em meio ao boom da IA generativa — assim como controvérsias sobre acusações de plágio.

A Perplexity tinha pouco menos de US$ 100 milhões (R$ 567 milhões) em receita recorrente anual, disse uma fonte familiarizada com a situação à CNBC em março.

A pesquisa assistida por IA tem sido vista por investidores como um dos principais riscos para o Google, pois potencialmente muda a forma como os consumidores acessam informações online. No ano passado, a OpenAI, que iniciou a mania da IA generativa no final de 2022 com o ChatGPT, introduziu um motor de busca chamado SearchGPT. O Google também lançou “Visões Gerais de IA” na pesquisa, permitindo aos usuários ver um resumo rápido de respostas no topo dos resultados.

A Perplexity ainda está em negociações para levantar entre US$ 500 milhões (R$ 2,83 bilhões) e US$ 1 bilhão (R$ 5,67 bilhões) em financiamento, com uma avaliação pós-dinheiro de US$ 18 bilhões (R$ 102 bilhões), disseram fontes familiarizadas com a situação à CNBC.

___

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação