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“Evitar mitos sobre o autismo é essencial”, afirma Kenny Laplante, CEO da Genial Care

Publicado 24/04/2025 • 22:28 | Atualizado há 4 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o autismo, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a inclusão de pessoas no espectro autista e reforçar a importância do diagnóstico precoce e do apoio às famílias.
  • A Genial Care, startup voltada para o desenvolvimento de crianças autistas e apoio a suas famílias, participa ativamente dessa campanha, trabalhando para preencher lacunas no atendimento à saúde dessa população no Brasil.
  • Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Kenny Laplante, CEO da Genial Care, explicou o papel da empresa neste cenário.

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o autismo, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a inclusão de pessoas no espectro autista e reforçar a importância do diagnóstico precoce e do apoio às famílias. A Genial Care, startup voltada para o desenvolvimento de crianças autistas e apoio a suas famílias, participa ativamente da campanha Abril Azul, trabalhando para preencher lacunas no atendimento à saúde dessa população no Brasil.

Em entrevista ao Jornal Times Brasil, Kenny Laplante, CEO da Genial Care, explicou o papel da empresa neste cenário. Laplante comentou que o objetivo da empresa é garantir que todas as crianças atinjam seu máximo potencial. “Nosso propósito na Genial Care é ajudar as famílias atípicas a alcançar seu máximo potencial. Isso se aplica tanto para as crianças quanto para os pais, pois também oferecemos apoio a eles”, afirmou.

O CEO compartilhou também a experiência pessoal que motivou a criação da Genial Care. “Quando eu era criança, tive atraso na fala. Com o suporte de profissionais, consegui superar essa dificuldade e, hoje, sou fluente em português e inglês”, disse. Ele ressaltou que sua experiência como executivo na área de saúde e seu trabalho como investidor no setor também o inspiraram a empreender nesse campo.

Em relação ao modelo de negócios da Genial Care, Laplante detalhou que a empresa foca principalmente em convênios, que já atendem cerca de 25% da população brasileira. “Nosso objetivo é expandir a rede para a rede pública no futuro, mas, por enquanto, nosso foco principal é atender os convênios”, explicou. A startup, que possui oito unidades na Grande São Paulo, está em fase de crescimento e tem planos de expandir para outras regiões do Brasil.

Laplante também falou sobre um estudo realizado pela Genial Care, que ouviu mais de duas mil pessoas autistas e seus cuidadores. Ele destacou que a pesquisa revelou que muitos pais e cuidadores de crianças autistas enfrentam dificuldades em organizar suas rotinas, já que se sentem sem apoio. “Mais de 80% dos pais de crianças com autismo relatam dificuldades em organizar a própria rotina devido à falta de rede de apoio”, afirmou.

Além disso, o CEO destacou a importância de combater a desinformação sobre o autismo, especialmente em um momento em que há a propagação de fake news sobre o tema. “É fundamental evitar mitos como a ideia de que vacinas causam autismo. Sabemos que o autismo tem um fator genético muito forte e esses mitos devem ser desqualificados”, concluiu.

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