Carga tributária sobre salários sobe na maioria dos países da OCDE em 2024
Publicado 30/04/2025 • 08:30 | Atualizado há 1 uma semana
BREAKING NEWS
Vaticano começa o conclave para eleger novo papa
CEO da Nvidia diz que ficar de fora do mercado de IA da China seria uma “perda tremenda”
Bolsas de NY: Dow cai quase 400 pontos, S&P 500 registra perdas consecutivas enquanto o caminho para acordos comerciais continua incerto
Trump assina ordem para impulsionar a fabricação de medicamentos nos EUA
Ferrari alerta sobre riscos tarifários nos EUA após lucro crescer 17% no primeiro trimestre
EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025
Publicado 30/04/2025 • 08:30 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
OCDE.
A carga tributária média sobre salários aumentou para sete dos oito perfis de domicílio analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2024. Os dados constam no relatório Taxing Wages 2025, que acompanha a relação entre impostos, contribuições sociais e benefícios pagos a trabalhadores nos países-membros.
Para trabalhadores solteiros sem filhos, a carga tributária média atingiu 34,9% em 2024. O maior valor foi registrado na Bélgica, com 52,6%, enquanto a Colômbia apresentou 0%, uma vez que trabalhadores dessa faixa não pagam imposto de renda e as contribuições sociais não são classificadas como tributos.
O relatório aponta que a tax wedge, que mede a diferença entre o custo total da mão de obra e a renda líquida do trabalhador, subiu para sete dos oito perfis avaliados, retomando o nível observado em 2019, antes da pandemia de COVID-19.
Em 2020, o indicador havia recuado em função da queda nos salários médios e da adoção de medidas emergenciais por parte dos governos.
O principal fator para o aumento da tax wedge em 2024 foi a elevação das contribuições para a seguridade social. Os aumentos ocorreram em 20 dos 38 países da OCDE e foram, em média, menores do que os verificados em 2022 e 2023. Nos anos anteriores, o avanço da inflação e a ausência de reajustes automáticos nas tabelas de imposto de renda explicaram o crescimento das taxas efetivas.
Entre os países, os maiores aumentos ocorreram na Itália, com 1,61 ponto percentual, e na Eslovênia, com 1,44 ponto percentual. As maiores reduções foram registradas em Portugal (-1,75 ponto percentual), no Reino Unido (-1,74 ponto percentual) e na Finlândia (-1,57 ponto percentual).
A renda líquida de um trabalhador solteiro com salário médio subiu em termos reais em 28 dos 38 países da OCDE em 2024. Em 2023, a renda havia recuado em 21 países e, em 2022, em 33. O aumento foi atribuído à recuperação dos salários reais e à redução das taxas de inflação.
Em termos nominais, os salários médios subiram em 37 países, com crescimento real em 34 deles.
O único perfil de domicílio com redução na carga tributária em 2024 foi o de famílias monoparentais com dois filhos e renda equivalente a 67% do salário médio nacional. O indicador caiu em 24 países, com queda média de 0,38 ponto percentual, atingindo 15,8%.
As reduções mais expressivas ocorreram em Portugal, com recuo de 7,2 pontos percentuais, e na Polônia, com diminuição de 4,1 pontos percentuais. O principal fator para a queda foi o aumento dos benefícios pagos em dinheiro para famílias com filhos.
A edição de 2024 também apresenta uma análise sobre o efeito de créditos e deduções fiscais sobre as alíquotas de imposto de renda nos países da OCDE. O estudo indica que esses mecanismos reduziram as taxas de imposto em todos os perfis avaliados, com maior impacto para famílias com filhos.
Segundo o relatório, créditos e deduções tornam os sistemas tributários mais progressivos. Os créditos tiveram maior efeito na progressividade fiscal do que as deduções.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Justiça de SP autoriza auditoria no Grupo Mover para rastrear destino de recursos financeiros
‘O Brasil tem boas chances de se tornar mais competitivo no mercado global de minerais críticos’, diz diretor da Falconi
JBS vai investir R$ 216 milhões em quatro unidades da Seara em Santa Catarina
Brasil e China devem fechar 16 acordos em nova visita de Lula a Pequim
Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, liderará políticas públicas globais no Nubank