O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fala durante um evento em comemoração ao 50º aniversário da empresa na sede da Microsoft em Redmond, Washington, em 4 de abril de 2025. A Microsoft Corp., determinada a manter sua posição em inteligência artificial, em breve permitirá que os consumidores adaptem o assistente digital Copilot às suas próprias necessidades.

CNBC Microsoft passa em seu primeiro teste sobre tarifas dos EUA com exposição limitada de portfólio

Mundo

Professor de relações internacionais critica retórica de Trump sobre Groenlândia

Publicado 30/04/2025 • 19:47 | Atualizado há 1 dia

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O interesse dos Estados Unidos pela Groenlândia está diretamente ligado à riqueza natural da ilha, disse Carlos Gustavo Poggio,
  • O especialista criticou a forma como Trump tem conduzido o discurso.
  • Para ele, a retórica de Trump acaba fortalecendo adversários.

O interesse dos Estados Unidos pela Groenlândia está diretamente ligado à riqueza natural da ilha, disse Carlos Gustavo Poggio, professor e pesquisador em relações internacionais, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

“Tem muita coisa que se sabe para explorar naquela região em termos de minérios, riquezas naturais”, ele afirmou, ressaltando que esse é um dos principais fatores por trás da atenção de Donald Trump, presidente dos EUA, ao território.

O especialista criticou a forma como Trump tem conduzido o discurso. “O que nós estamos vendo é que o Donald Trump tem adotado essa retórica que remete um pouco ao século XIX, uma mentalidade imperialista. Falar em tomar o território é algo que não cabe entre aliados históricos como Estados Unidos e Dinamarca”.

Leia mais:

Gabinete de Trump ignora a retração da economia dos EUA
Ligação entre Trump e Bezos prepara o cenário para um tenso relatório de lucros da Amazon

Poggio falou sobre as consequências políticas dessa postura. “Isso só tem gerado reação negativa nesses países. Veja o que aconteceu no Canadá: Trump fala em anexar o Canadá e o primeiro-ministro, que estava atrás nas pesquisas, vence as eleições porque a população se uniu em torno dele”.

Para ele, a retórica de Trump acaba fortalecendo adversários: “Estamos falando dos Estados Unidos atacando um aliado histórico, membro da OTAN. Isso significaria o fim imediato da aliança e o retorno a uma lógica internacional em que potências fazem o que querem sem respeitar regras”.

Na opinião de Poggio, se houver real interesse dos EUA na Groenlândia, o caminho seria a negociação. “Não há por que conquistar a Groenlândia. Assim como não faz sentido anexar o Canadá. A Dinamarca certamente estaria aberta a acordos. Invadir um aliado é não só irracional, como perigoso para a estabilidade global”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo