Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Itaú Unibanco lançará inteligência artificial para melhorar atendimento ao cliente
Publicado 22/11/2024 • 11:39 | Atualizado há 8 meses
Lucro da Coca-Cola supera estimativas com forte demanda na Europa compensando fraqueza em outras regiões
Chineses de alta renda estão tão pessimistas com a economia quanto durante a pandemia de Covid-19
Guerras de influência: Jensen Huang ofusca Elon Musk e Tim Cook em Washington
Como a ‘bomba comercial’ da Europa pode ser o último recurso contra tarifas de Trump
Sou psicólogo e estudo casais: pessoas com relacionamentos felizes fazem 5 coisas na semana que a maioria ignora
Publicado 22/11/2024 • 11:39 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Itaú Unibanco lançará IA para melhorar atendimento ao cliente.
Reprodução Pexels.
O Itaú Unibanco está prestes a lançar uma ferramenta de inteligência artificial generativa, chamada Inteligência Itaú, para aprimorar o atendimento aos clientes. Inicialmente, a tecnologia será usada para pagamentos e gestão financeira, ainda em fase de testes. A iniciativa surge após o banco estabelecer diretrizes mínimas para o uso da tecnologia.
“Ao longo de 2024, fomos aprendendo e investindo mais nessas soluções, até que chegamos a um momento em que criamos os chamados guardrails. É um modelo de multiagentes, são agentes autônomos que interagem entre si”, disse Ricardo Guerra, diretor de tecnologia, design e dados do Itaú.
O banco vinha testando a IA generativa há quase dois anos, mas hesitava em utilizá-la no atendimento ao cliente devido aos riscos de operação fora dos padrões estabelecidos.
Guerra destacou que embora a GenAI seja uma boa tecnologia, ela apresenta riscos, como a possibilidade de “alucinações”. “Na hora de o Itaú interagir com seus clientes, isso não é admissível”, afirmou.
A nova ferramenta permitirá que os clientes realizem transações via Pix através do WhatsApp oficial do banco, interpretando mensagens para efetuar transferências.
“Estamos dando um passo relevante, de estar cada vez mais no contexto dos clientes”, disse João Araújo, diretor de negócios, plataformas e experiências digitais do Itaú Unibanco.
A funcionalidade do Itaú Unibanco será lançada até o final deste mês, começando com 5 mil clientes e expandindo gradualmente.
Mais lidas
Para Lula, "guerra comercial" com os EUA começará só quando ele responder a Trump
Agnelli avalia venda da Iveco e recebe proposta da Tata Motors
Senador dos EUA ameaça taxar Brasil em 100% se país seguir comprando petróleo russo barato
Totvs compra empresa de software Linx, da Stone, por R$ 3 bilhões
Embraer bate recorde em carteira de pedidos com US$ 29,7 bilhões no 2º trimestre de 2025