CNBC

CNBC Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino

Mundo

Em surpresa no Parlamento, Friedrich Merz não é eleito chanceler da Alemanha em primeiro turno

Publicado 06/05/2025 • 08:09 | Atualizado há 2 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Friedrich Merz não conseguiu ser eleito chanceler da Alemanha nesta terça-feira (6), após não atingir a maioria necessária em uma surpreendente votação de primeiro turno no Parlamento.
  • Merz precisava de pelo menos 316 votos para se tornar chanceler, mas apenas 310 parlamentares votaram a seu favor.
  • O Bundestag, câmara baixa do Parlamento alemão, é composto por 630 membros no total.

Friedrich Merz.

RALF HIRSCHBERGER / AFP

Friedrich Merz não conseguiu ser eleito chanceler da Alemanha nesta terça-feira (6), após não atingir a maioria necessária em uma surpreendente votação de primeiro turno no Parlamento.

Merz precisava de pelo menos 316 votos para se tornar chanceler, mas apenas 310 parlamentares votaram a seu favor. O Bundestag, câmara baixa do Parlamento alemão, é composto por 630 membros no total.

Leia também:

O resultado representa um revés inesperado para Merz, que era amplamente visto como favorito para obter os votos necessários e ser oficialmente empossado ainda no mesmo dia.

Após o anúncio do resultado, a sessão parlamentar foi suspensa para discussão sobre os próximos passos. O índice DAX, da bolsa de valores alemã, ampliou as perdas e operava em queda de cerca de 1,4% às 10h07 no horário de Londres.

Segundo a Constituição alemã, uma segunda votação deve ocorrer dentro de 14 dias, sendo novamente exigida maioria absoluta. Há ainda protocolos previstos para o caso de uma nova falha na escolha de um chanceler.

A União Social-Cristã de Merz, com seu partido-irmão, a União Democrata-Cristã (CDU), conquistou a maior fatia dos votos nas eleições de fevereiro na Alemanha. A previsão era de que formassem um governo de coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD). Governos de coalizão são comuns na Alemanha, onde é muito raro que um partido conquiste maioria absoluta — mais de 50% dos votos — em uma eleição.

Na segunda-feira (5), os partidos assinaram seu acordo de coalizão, intitulado “Responsabilidade pela Alemanha”, após semanas de negociações iniciadas logo depois da eleição de fevereiro.

Quem é Friedrich Merz?

Aos 69 anos, Friedrich Merz persegue há muito tempo o cargo mais alto da política alemã. Ele entrou para a CDU ainda na escola e chegou a liderar o braço juvenil do partido em sua região. Em 1989, tornou-se membro do Parlamento Europeu, e mais tarde ingressou no Bundestag.

Boa parte de sua trajetória política nos anos 2000 foi marcada por uma rivalidade com a ex-chanceler Angela Merkel, à medida que ambos disputavam posições de liderança dentro da CDU e do grupo parlamentar CDU-CSU. Merz chegou a presidir o grupo e depois atuou como vice-líder, até renunciar ao cargo em 2004 — na época, analistas atribuíram a saída à ascensão de Merkel na hierarquia partidária.

Antes de entrar para a política, Merz estudou Direito, atuando inicialmente como juiz e, depois, como advogado no escritório Mayer Brown LLP. Ele também ocupou cargos executivos em empresas como BlackRock Alemanha e HSBC Trinkaus & Burkhardt.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo