CNBC Disney supera estimativas com avanço inesperado no streaming

Música

Uma confusão legal: guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, é processado

Publicado 06/05/2025 • 18:02 | Atualizado há 21 horas

AFP

KEY POINTS

  • O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, está sendo processado na Califórnia pelo compositor de "Dazed and Confused", um dos maiores sucessos da banda britânica de rock.
  • Com riffs de guitarra épicos e trabalho de bateria complexo, a música se tornou um show stopper duradouro para um dos grupos mais influentes dos anos 1970.
Uma confusão legal: guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, é processado

Foto: Flickr/Susan Ackeridge

O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, está sendo processado na Califórnia (EUA) pelo compositor de “Dazed and Confused”, um dos maiores sucessos da banda britânica de rock.

Com riffs de guitarra épicos e trabalho de bateria complexo, a música se tornou um show stopper duradouro para um dos grupos mais influentes dos anos 1970. Mas, embora o som de “Dazed and Confused” fosse todo deles, a música foi originalmente criada pelo folk rocker Jake Holmes, que a gravou em 1967, conforme uma ação judicial aberta em Los Angeles na última segunda-feira (5).

Leia mais:

Steve Stoute: ícone da música e da publicidade conecta artistas e marcas

Controvérsia sobre a autoria

A ação argumenta que Page e a editora musical Warner Chappell desconsideraram um acordo de 2011 sobre a música ao lançar gravações ao vivo antigas e incluí-la no novo documentário “Becoming Led Zeppelin“, da Sony Pictures, sem permissão, pagamento ou crédito.

“O filme incorpora pelo menos duas performances de ‘Dazed and Confused’ – uma pelos Yardbirds e outra pelo Led Zeppelin,” diz a ação.

De acordo com o processo, o filme afirma que a versão dos Yardbirds da música de Holmes foi escrita apenas por Page, enquanto a versão do Zeppelin no documentário foi escrita por Page, mas “inspirada por” Holmes.

Page tocou com os Yardbirds – que tinham uma versão da música – de 1966 a 1968 antes de sair para formar o Led Zeppelin com Plant, o baixista-tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Os solos emocionantes de Page e os vocais potentes dePlant na música – que estava em seu primeiro álbum – ajudaram a estabelecer a marca registrada do som blues-rock da banda.

Histórico da disputa de direitos autorais

“Dazed and Confused” aparece no álbum de estreia autointitulado da banda, lançado em 1969.

Holmes e Page resolveram uma disputa de direitos autorais sobre a música após um processo em Los Angeles em 2010.

Os detalhes desse acordo não foram divulgados, mas a nova ação de Holmes alega que ele agora tem direito a US$ 150.000 por cada violação alegada em relação ao uso da música pelos Yardbirds. “A partir de 1968, os Yardbirds começaram a apresentar publicamente a composição de Holmes,” diz a queixa. “Cada apresentação de ‘Dazed and Confused’ pelos Yardbirds é uma apresentação da composição de Holmes.”

Histórico legal

O processo de segunda-feira (5) não é a primeira vez que a origem de um sucesso do Led Zeppelin é questionada legalmente.

O icônico sucesso “Stairway to Heaven” foi alvo de uma longa disputa legal quando a banda Spirit de Los Angeles alegou que o famoso riff de abertura foi copiado de seu trabalho.

O caso quase chegou à Suprema Corte dos EUA, mas, no fim, os principais juízes do país se recusaram a aceitá-lo, mantendo a decisão de um tribunal da Califórnia a favor dos roqueiros britânicos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Música