Uma representação do novo parque temático da Disney na Ilha Yas, em Abu Dhabi.

CNBC Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi

Empresas & Negócios

Google concorda em financiar o desenvolvimento de três novos locais nucleares

Publicado 07/05/2025 • 12:48 | Atualizado há 20 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Cada local terá capacidade de gerar pelo menos 600 megawatts de energia, e o Google terá a opção de comprar a energia gerada assim que os reatores entrarem em operação.
  • O Google prevê que o primeiro reator da Kairos Power entre em operação em 2030, com outros iniciando operações até 2035.
  • A chefe global de energia de data center do Google, Amanda Peterson Corio, afirmou: “O Google está comprometido em catalisar projetos que fortaleçam as redes elétricas onde operamos, e a tecnologia nuclear avançada oferece energia confiável e de base, 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

Pixabay

A desenvolvedora de energia nuclear Elementl Power anunciou na quarta-feira (07) que firmou um acordo com o Google para desenvolver três locais destinados a reatores avançados, uma colaboração que reflete o crescente interesse das gigantes de tecnologia pela indústria nuclear para atender às crescentes necessidades energéticas de seus data centers.

O Google irá investir no desenvolvimento inicial dos três projetos, embora os detalhes financeiros do acordo permaneçam confidenciais. Cada local terá capacidade de gerar pelo menos 600 megawatts de energia, e o Google terá a opção de comprar a energia gerada assim que os reatores entrarem em operação.

Embora os locais exatos sejam mantidos em segredo, a Elementl afirmou que os recursos do Google serão direcionados a questões iniciais, como licenciamento, negociação de direitos de interconexão ao sistema de transmissão e outras etapas de preparação.

A chefe global de energia de data center do Google, Amanda Peterson Corio, afirmou: “O Google está comprometido em catalisar projetos que fortaleçam as redes elétricas onde operamos, e a tecnologia nuclear avançada oferece energia confiável e de base, 24 horas por dia, 7 dias por semana.”

Ela acrescentou: “Nossa colaboração com a Elementl Power aumenta nossa capacidade de nos mover na velocidade necessária para apoiar a inovação americana e o momento da IA.”

A Elementl Power, fundada em 2022, ainda não construiu nenhum local, e a empresa permanece agnóstica em relação à tecnologia de reatores, optando por escolher o tipo de reator mais avançado disponível quando iniciar a construção.

“Parcerias inovadoras como esta, são essenciais para mobilizar o capital necessário para a construção de novos projetos nucleares, garantindo energia de base segura, acessível e limpa”, afirmou Chris Colbert, presidente e CEO da Elementl Power.

Leia também: Google reexibe conversor de real para outras moedas após quatro meses

Colbert anteriormente ocupou cargos de liderança na NuScale Power, que está desenvolvendo pequenos reatores modulares.

Colbert também ressaltou que, assim que os projetos chegarem à fase final de investimento, a Elementl buscará capital adicional de outras fontes, como fundos de infraestrutura, para viabilizar a construção. A meta da empresa é adicionar 10 gigawatts de energia nuclear à rede até 2035.

Essa parceria com o Google segue um movimento similar feito em outubro, quando o Google se associou à Kairos Power, empresa de reatores modulares, comprometendo-se a comprar energia de sua frota de reatores.

O Google prevê que o primeiro reator da Kairos Power entre em operação em 2030, com outros iniciando operações até 2035.

Embora preocupações sobre a necessidade de novas fontes de energia tenham surgido, especialmente com o crescimento da IA, líderes de tecnologia como Amazon e Nvidia afirmaram que a demanda por energia de base continua a crescer rapidamente.

Em abril, Jack Clark, cofundador da Anthropic, estimou que serão necessários 50 gigawatts de nova capacidade energética até 2027 para sustentar a IA, o que equivale à construção de cerca de 50 novas usinas nucleares.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios