Trump anuncia cessar-fogo “total e imediato” entre Índia e Paquistão
Publicado 10/05/2025 • 10:17 | Atualizado há 10 horas
Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Livros autografados por Warren Buffett alcançam até US$ 100 mil em leilão durante encontro da Berkshire
Agenda cripto de Trump está sendo ameaçada por busca por lucros pessoais
Google concorda em pagar multa de US$ 1,4 bilhão por violação de privacidade de dados no Texas
Publicado 10/05/2025 • 10:17 | Atualizado há 10 horas
KEY POINTS
Destruição causada por bombardeios paquistaneses, na Vila de Gingal, no distrito de Uri, na Caxemira controlada pela Índia, nesta sexta-feira, 9 de maio de 2025. Índia e Paquistão escalaram nesta sexta-feira o conflito e passaram a atacar alvos militares, com bombardeios pesados relatados dos dois lados da fronteira. Explosões foram registradas na cidade de Jammu, na Caxemira indiana, causando um blecaute total. O governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore.
AFP
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sábado (10) um acordo de cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão, após dias de ataques mortais com caças, mísseis, drones e artilharia entre os rivais com armas nucleares.
“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um CESSAR-FOGO TOTAL E IMEDIATO”, disse Trump no Truth Social, elogiando os dois países por “usarem o Bom Senso e a Inteligência”.
Leia mais
Tensão entre Índia e Paquistão tem bilhões de dólares em jogo e pode afetar comércio global
O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o acordo é resultado de extensas negociações entre ele e o vice-presidente J.D. Vance com os primeiros-ministros indiano e paquistanês, Narendra Modi e Shehbaz Sharif, e outras autoridades de alto escalão.
“Tenho o prazer de anunciar que os governos da Índia e do Paquistão concordaram com um cessar-fogo imediato e iniciaram negociações sobre um amplo conjunto de questões em um local neutro”, disse Rubio no X.
“Elogiamos os primeiros-ministros Modi e Sharif por sua sabedoria, prudência e estadismo ao escolherem o caminho da paz”, acrescentou.
O anúncio ocorre após o Paquistão lançar contra-ataques contra a Índia no sábado, após três de suas bases aéreas terem sido atacadas durante a noite e o conflito entre os dois arqui-inimigos ter se intensificado a níveis perigosos.
“Foi acordado que ambos os lados cessariam todos os disparos e ações militares em terra, ar e mar a partir das 17h, horário padrão da Índia, de hoje”, disse o Secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, em um comunicado após o anúncio de Trump.
O ministro das Relações Exteriores do Paquistão também confirmou o cessar-fogo.
Porém, uma fonte do governo indiano disse à AFP que a Índia e Paquistão negociaram um cessar-fogo anunciado bilateralmente no sábado (10), depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o cessar-fogo ocorreu por meio de negociações mediadas por Washington.
“A suspensão dos disparos e da ação militar entre a Índia e o Paquistão foi negociada diretamente entre os dois países”, disse a fonte à AFP, falando sob condição de anonimato.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
EUA e China iniciam negociações para tentar "acalmar" a guerra comercial
China chama primeiras discussões comerciais com EUA de 'passo importante' para resolver tarifas
Menções a "tarifas" ultrapassa "IA" em reuniões de resultados, à medida que a luta comercial de Trump altera as perspectivas
Agenda cripto de Trump está sendo ameaçada por busca por lucros pessoais
Mesmo com juros elevados, maiores bancos privados expandem carteira de crédito em 10,5% sobre 2024