“Eletrificar frota leve no Brasil é um erro”, diz vice-governador de MG na Brazilian Week
Publicado 14/05/2025 • 14:51 | Atualizado há 11 horas
Netflix afirma que seu plano com anúncios tem 94 milhões de usuários mensais ativos
Fabricante de ketchup Kraft Heinz investe US$ 3 bilhões para modernizar produção nos EUA
Warner Bros. Discovery anuncia que serviço de streaming voltará a se chamar HBO Max
Startup chinesa Pony.ai registra primeiro incêndio em robotáxi, sem feridos
Vale do Silício prioriza produtos de IA para obter lucros, em detrimento da segurança e pesquisa da tecnologia, dizem especialistas
Publicado 14/05/2025 • 14:51 | Atualizado há 11 horas
KEY POINTS
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC durante participação na Brazilian Week 2025, o vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, afirmou que a eletrificação da frota leve no Brasil representa um erro estratégico.
“Temos uma solução muito melhor, que é o etanol”, disse Simões, ao destacar que o combustível emite 85% menos carbono do que a gasolina.
Simões afirmou que o governo mineiro tem incentivado o consumo de etanol e iniciado discussões sobre o desenvolvimento de motores exclusivamente movidos a esse combustível, inclusive híbridos. Segundo ele, veículos híbridos à base de etanol poderão receber benefícios que estão sendo discutidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Simões também informou que a frota do governo estadual foi integralmente convertida para etanol, eliminando o consumo de gasolina nos veículos públicos. Além disso, o Estado decidiu não reajustar a tributação sobre o etanol, mesmo diante da alta no preço da gasolina.
Leia também:
Brazilian Week: confira a programação completa
Brazilian Week: “Ninguém produz como nós”, diz Lupion sobre liderança do Brasil em bioenergia
Minas Gerais é o segundo estado com maior área plantada de cana-de-açúcar do país. Para o vice-governador, a importância do setor está associada à vocação agrícola e à responsabilidade ambiental do Brasil. “Há 50 anos, a pauta da transição energética e da mudança climática não existia. O que existia era a oportunidade de plantar e produzir cana no Brasil”, afirmou.
Simões também declarou que o país está pronto para ser o maior produtor de bioenergia do mundo e que Minas Gerais terá papel relevante nesse processo.
Simões apontou que o principal obstáculo para o setor atualmente não é a carga tributária, mas o modelo de licenciamento ambiental. “A maior entrave nossa é o ambiental, e não é porque as propriedades causem prejuízos, mas porque a nossa legislação é muito antiquada”, afirmou.
O vice-governador defendeu a modernização da legislação de licenciamento, ressaltando que o projeto que trata do tema está há duas décadas em tramitação no Congresso Nacional. Ele citou a cobrança feita pela ministra Tereza Cristina para que o Senado avance na pauta. “Precisamos produzir respeitando o meio ambiente, sem que o meio ambiente seja um entrave para o desenvolvimento do país”, finalizou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Satisfeita com rebranding, Jaguar desmente fim de parceria com agência de publicidade
Brazil Summit 2025: ponte de investimentos entre Brasil e EUA reúne líderes em Nova York
Brazilian Week: fundador do iFood diz que 'IA terá impacto maior que o causado pela internet ou pelos smartphones'
“O Brasil continua sendo um dos motores de crescimento da Coca-Cola no mundo”, diz presidente
JBS alcança 98,2% de conformidade na auditoria do TAC da carne