Google lança serviço de assinatura VIP para IA

CNBC Google lança serviço de assinatura VIP para IA chamado Ultra

Mundo

Órgão da ONU autoriza Minmetals da China para testes de mineração em alto mar

Publicado 20/05/2025 • 16:33 | Atualizado há 11 horas

AFP

KEY POINTS

  • Uma empresa chinesa de mineração em águas profundas foi autorizada a realizar testes exploratórios no fundo do mar no Pacífico.
  • A Minmetals afirmou que foi a "primeira vez" que um relatório de impacto ambiental chinês atendeu aos padrões da ISA para testes de mineração no fundo do mar, e a autorização pode servir como "referência para aprovações subsequentes".
  • Os países estão se apressando para garantir acesso a uma riqueza de minerais no fundo do mar profundo, essenciais para energia renovável e baterias de veículos elétricos.

Wikipédia Commons

Uma empresa chinesa de mineração em águas profundas foi autorizada a realizar testes exploratórios no fundo do mar no Pacífico, anunciou a empresa nesta terça-feira (20), tornando-se a primeira empresa do país a receber sinal verde de um regulador internacional.

A China Minmetals afirmou que seu relatório de impacto ambiental sobre a exploração de teste planejada foi “aprovado recentemente com sucesso” pelo comitê jurídico e técnico da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA).

Isso permitirá que a Minmetals teste veículos coletores em uma seção designada do fundo do oceano Pacífico em águas internacionais, de acordo com o relatório. A submissão descreveu planos para testar esses veículos este ano.

A Minmetals afirmou que foi a “primeira vez” que um relatório de impacto ambiental chinês atendeu aos padrões da ISA para testes de mineração no fundo do mar, e a autorização pode servir como “referência para aprovações subsequentes”.

Os países estão se apressando para garantir acesso a uma riqueza de minerais no fundo do mar profundo, essenciais para energia renovável e baterias de veículos elétricos.

A Minmetals é uma das três empresas chinesas com contratos ISA — juntamente com a China Ocean Mineral Resource R&D Association e a Beijing Pioneer Hi-Tech Development Corporation, que também está planejando testes no fundo do mar este ano. Mas é o primeiro a receber aprovações ambientais para iniciar os testes.

Este último também planeja testes exploratórios no fundo do mar este ano. A China até agora suspendeu a mineração em águas internacionais enquanto aguarda as regras do ISA, que estão em desenvolvimento há anos.

“Violadora do direito internacional”

Mas Washington, que não é parte do tratado que estabeleceu o ISA, agiu para contornar esse processo. O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva no mês passado para expandir a mineração em águas profundas dos EUA para minerais de terras raras em águas nacionais e internacionais.

A canadense The Metals Company afirmou ter solicitado aos Estados Unidos uma licença internacional de mineração no fundo do mar. A ordem de Trump provocou um alerta furioso de Pequim, que a considerou “violadora do direito internacional”.

Grupos ambientalistas alertaram sobre o custo ecológico da mineração em águas profundas, mas a crescente demanda por recursos e o alto custo ambiental da mineração em terra estão alimentando uma corrida para garantir o acesso.

Pequim é a principal benfeitora da ISA, um órgão afiliado à ONU, de acordo com o Carnegie Endowment for International Peace, um think tank, e o presidente chinês Xi Jinping enfatizou a importância dos “tesouros” em águas profundas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo