CNBC Especialistas dizem quanto dinheiro em espécie você deve carregar na carteira

Tarifas do Trump

Japão busca avançar em acordo tarifário com EUA antes da cúpula do G7

Publicado 25/05/2025 • 12:03 | Atualizado há 8 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Japão pretende intensificar as negociações comerciais com os Estados Unidos nas próximas semanas, com a meta de alcançar um entendimento antes da cúpula do Grupo dos Sete (G-7), marcada para o mês que vem.
  • Segundo informações da Reuters, a sinalização foi dada pelo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, neste domingo (25), durante conversa com repórteres em Kyoto.
  • Ishiba afirmou que houve avanços nas conversas bilaterais, destacando temas como expansão comercial, medidas não tarifárias e segurança econômica.
O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, responde a perguntas da imprensa após uma conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, no gabinete do primeiro-ministro em Tóquio, em 23 de maio de 2025.

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, responde a perguntas da imprensa após uma conversa telefônica com o presidente dos EUA, Donald Trump, no gabinete do primeiro-ministro em Tóquio, em 23 de maio de 2025.

JIJI PRESS/AFP

O Japão pretende intensificar as negociações comerciais com os Estados Unidos nas próximas semanas, com a meta de alcançar um entendimento antes da cúpula do Grupo dos Sete (G7), marcada para o mês que vem. Segundo informações da Reuters, a sinalização foi dada pelo primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, neste domingo (25), durante conversa com repórteres em Kyoto.

Ishiba afirmou que houve avanços nas conversas bilaterais, destacando temas como expansão comercial, medidas não tarifárias e segurança econômica. “Continuaremos a refinar ainda mais nossas discussões tendo a cúpula do G-7 em mente”, disse.

Leia também:

Japão afirma discutir tarifas com Trump: “conversas produtivas”, diz primeiro-ministro

Na sexta-feira (23), o principal negociador japonês para tarifas, Ryosei Akazawa, conduziu a terceira rodada de negociações com autoridades norte-americanas em Washington.

Após retornar a Tóquio, Akazawa disse que o cronograma para os próximos encontros ainda está sendo definido, mas adiantou a intenção de se reunir com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na próxima visita ao país.

Akazawa adotou tom cauteloso ao falar com a imprensa no Aeroporto de Haneda. 

“Um acordo só será fechado quando todos os elementos forem resolvidos como um pacote. Até lá, nada será considerado acertado”, afirmou, evitando detalhar o estágio atual das conversas.

Também na sexta-feira, Ishiba conversou por telefone, durante 45 minutos, com o presidente dos EUA, Donald Trump. 

Ainda segundo o veículo, o diálogo abordou temas de segurança, diplomacia e tarifas. Segundo o premiê, ambos expressaram expectativa por uma reunião presencial durante a cúpula do G-7.

Outro ponto destacado por Ishiba foi a disposição do Japão em cooperar com os Estados Unidos no setor de construção naval. 

Segundo o premiê, Washington demonstrou interesse na possibilidade de realizar reparos em navios de guerra americanos em território japonês.

Ele também mencionou a vantagem japonesa na tecnologia de quebra-gelos utilizados em rotas comerciais no Ártico — uma possível nova frente de colaboração entre os países.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tarifas do Trump