Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O crime se organizou, infelizmente o Estado não”, diz Hugo Motta em seminário
Publicado 26/05/2025 • 12:32 | Atualizado há 5 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 26/05/2025 • 12:32 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defendeu a aprovação de medidas integradas para o enfrentamento da violência no país. A declaração foi feita durante o Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, realizado em São Paulo nesta segunda-feira (26).
“O crime se organizou, infelizmente o Estado não”, afirmou o deputado, ao descrever a atuação de facções criminosas em várias regiões do país. Segundo ele, essas organizações controlam comunidades, barram a entrada das forças policiais e impõem abusos à população.
Leia também:
“Sem o Legislativo, a segurança pública não evoluirá”, diz Gilmar Mendes
Lewandowski detalha PEC da Segurança Pública durante seminário em SP; confira
Motta declarou que a segurança pública é um dos principais desafios para o Estado e para a sociedade brasileira. Ele citou pesquisa de opinião pública na qual o tema aparece como a segunda área com mais problemas no país, atrás apenas da saúde. Segundo os dados, metade da população se sente insegura em suas localidades, índice que ultrapassa 60% nas periferias.
O parlamentar destacou que a população mais pobre é a mais afetada pela violência. Para ele, é necessário tratar o problema de forma objetiva e identificar o crime organizado como principal adversário.
O presidente da Câmara alertou que facções criminosas atuam em diversas frentes, como tráfico de drogas, armas, assaltos a banco, sequestros e extorsões. Disse ainda que esses grupos estabeleceram conexões com organizações criminosas estrangeiras e possuem presença consolidada em vários estados.
Para enfrentar a situação, Motta defendeu a integração das forças de segurança da União, dos estados e dos municípios. “Nossa resposta precisa estar à altura da gravidade desses crimes”, afirmou.
O parlamentar manifestou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18 de 2025, chamada de PEC da Segurança Pública. Ele elogiou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, classificando a medida como um passo importante diante das dificuldades enfrentadas.
A proposta eleva o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) ao nível constitucional, amplia o papel da União e redefine as competências das Polícias Federais e das Guardas Municipais. Motta reforçou que cabe ao Parlamento analisar e aprimorar o texto.
Hugo Motta afirmou que a tramitação da PEC será conduzida de forma democrática e plural, ouvindo sociedade civil, operadores de segurança, governo federal, governos locais e comunidade acadêmica. Ele pediu aos parlamentares que não levem o tema para o campo partidário ou eleitoral.
“Precisamos agir com espírito público e entregar um bom resultado à nação”, disse. O deputado declarou confiança na aprovação da proposta e ressaltou que a sociedade brasileira clama por paz e segurança. Segundo ele, a resposta do Legislativo deve ser firme, legal e compatível com o Estado Democrático de Direito.
Motta concluiu afirmando que o combate ao crime precisa ocorrer de forma firme, inteligente e dentro dos limites constitucionais. “Quando o Estado cumpre e faz cumprir a Constituição, ele se fortalece. Quando o Estado cumpre e faz cumprir a Constituição, a população se sente protegida”, declarou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
3
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
4
Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, é o principal canal de fraudes financeiras no Brasil, mostra investigação
5
Vale conclui recompra de R$ 3,8 bi em debêntures para reduzir custo da dívida