Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil é reconhecido pela OMSA como país livre de febre aftosa sem vacinação
Publicado 29/05/2025 • 10:04 | Atualizado há 6 meses
Europa vê disparada de investimentos privados em tecnologia de defesa
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Um ano após o ambicioso plano de IA do Reino Unido, implementação da infraestrutura foi um sucesso?
Por que comprar a Berkshire foi, segundo Warren Buffett, o seu maior erro?
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 29/05/2025 • 10:04 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o novo status sanitário representa uma conquista histórica para a pecuária nacional e reforça a imagem do país como fornecedor confiável de proteína animal.
Divulgação
O Brasil foi oficialmente reconhecido como país livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29), durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados, em Paris.
Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o novo status sanitário representa uma conquista histórica para a pecuária nacional e reforça a imagem do país como fornecedor confiável de proteína animal.
Segundo o presidente da CNA, João Martins, o reconhecimento é resultado de um esforço conjunto entre produtores rurais, sindicatos, federações, estados e o governo federal ao longo de vários anos. “Mais do que nunca, o Brasil pode vender carne, um produto de altíssima qualidade, para qualquer país do mundo”, disse.
Leia também:
Para o vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, o reconhecimento é um passo importante para a pecuária nacional e traz ainda mais responsabilidades para o setor público, privado e, principalmente, para os produtores rurais, parte importante da conquista da certificação.
“Todo o setor de carne se beneficia desse progresso. Temos que cuidar do nosso rebanho ainda mais. O mercado internacional exige quantidade, rapidez e qualidade no fornecimento dos alimentos”, afirmou Gedeão.
Para a senadora Tereza Cristina, o certificado é resultado de um trabalho de longo prazo e precisa ser mantido com vigilância constante. “Os produtores rurais conquistam um status diferente, podendo acessar mercados que, sem esse reconhecimento, não poderiam ser alcançados”, afirmou.
Já Marcelo Bertoni, da Famasul, destacou que o status reforça a qualidade da carne brasileira e a responsabilidade dos produtores com a sanidade animal e o meio ambiente. “Esse status reforça a característica de qualidade da nossa carne, e pode abrir novos mercados para os produtores rurais”.
A retirada da vacinação no Brasil seguiu os critérios do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), conduzido ao longo de aproximadamente dez anos. Durante o período, foram realizados estudos soroepidemiológicos que indicaram a ausência de circulação do vírus no país, condição obrigatória para o reconhecimento da OMSA.
Apesar da suspensão da vacina, o país continuará adotando medidas de controle e vigilância sanitária. A CNA reforça que a notificação de qualquer suspeita ao Serviço Veterinário Oficial (SVO) permanece essencial para garantir a manutenção do status sanitário recém-adquirido.
Confira também: Últimas notícias sobre o agronegócio
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Batatas do McDonald’s viram palco de disputa familiar bilionária; entenda
4
Mega da Virada: relembre quem foram os ganhadores da edição de 2024
5
Apesar de título, Corinthians termina 2025 com valor multimilionário em dívidas