Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump diz que vai retirar aliado de Musk da lista de indicados para chefiar a NASA
Publicado 01/06/2025 • 08:16 | Atualizado há 5 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 renova recorde intradiário e supera 152 mil pontos à espera do Copom
Publicado 01/06/2025 • 08:16 | Atualizado há 5 meses
Reprodução: Instagram / rookisaacman
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado que estava retirando a nomeação do bilionário da tecnologia Jared Isaacman, um aliado próximo de Elon Musk, para liderar a agência espacial NASA.
Trump disse em dezembro passado, antes de retornar ao cargo, que queria que o empreendedor de pagamentos online e o primeiro astronauta privado a realizar uma caminhada espacial atuasse como o próximo chefe da NASA.
Mas, no sábado, ele disse em sua plataforma Truth Social que “após uma análise completa das associações anteriores, estou retirando a nomeação de Jared Isaacman para chefiar a NASA”.
“Em breve anunciarei um novo indicado que estará alinhado à Missão e colocará os Estados Unidos em Primeiro Lugar no Espaço.”
Mais cedo no sábado, o New York Times havia relatado que a medida estava chegando, citando fontes não identificadas dizendo que a decisão foi tomada depois que o presidente descobriu que Isaacman havia doado dinheiro a democratas proeminentes.
Questionada sobre o relatório, a Casa Branca disse à AFP em um e-mail que era “essencial que o próximo líder da NASA esteja totalmente alinhado com a agenda América Primeiro do presidente Trump”.
“O administrador da NASA ajudará a liderar a humanidade no espaço e executará a ousada missão do presidente Trump de fincar a bandeira americana no planeta Marte”, disse.
A reformulação da nomeação parece ser uma afronta ao bilionário Musk, que na sexta-feira se afastou de seu cargo de liderança do chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Trump.
Musk teria feito lobby diretamente com o presidente para que Isaacman, que teve negócios significativos com a SpaceX de Musk, assumisse o cargo mais alto da NASA, levantando questões de possíveis conflitos de interesse.
Quando a notícia veio à tona, Musk enfatizou no X que “é raro encontrar alguém tão competente e talentoso”.
O fundador e CEO de 42 anos da Shift4 Payments emergiu como uma figura de liderança em voos espaciais comerciais por meio de suas colaborações de alto nível com a SpaceX.
Ele fez história em setembro passado ao sair de uma Crew Dragon para observar a Terra do vazio do espaço enquanto segurava o exterior da nave espacial, durante a primeira caminhada espacial realizada por astronautas não profissionais.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
5
Avião de carga explode após decolagem nos EUA e provoca grande operação de emergência