Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Produção de veículos em maio cresce 28,8% na base anual, mas cai 5,9% em relação a abril, diz Anfavea
Publicado 05/06/2025 • 12:57 | Atualizado há 8 meses
Nintendo Switch torna-se o console mais vendido da história da gigante dos games
Ações de terras raras disparam após Trump lançar estoque estratégico de US$ 12 bilhões
Moltbook, rede social para agentes de IA, entusiasma Elon Musk
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Elon Musk avança na junção de suas empresas SpaceX e xAI, antes de um possível IPO
Publicado 05/06/2025 • 12:57 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Pixabay
Anfavea divulga dados de produção de veículos.
O mês de maio registrou alta nos emplacamentos e nas exportações de autoveículos, mas apresentou queda na produção. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta quinta-feira (5), foram produzidas 214,7 mil unidades no mês, o que representa retração de 5,9% em relação a abril.
Na comparação com maio de 2024, houve crescimento de 28,8%, influenciado por uma base de comparação comprometida pelas enchentes no Rio Grande do Sul no ano passado. No acumulado de 2025, a produção soma 1,03 milhão de unidades, alta de 10,6% sobre o mesmo período de 2024.
“Tivemos bons resultados de exportações em função do aquecimento do mercado argentino, e uma boa média diária de vendas domésticas em maio, de 10,7 mil unidades. O recuo na produção, porém, indica perda de participação de vendas para os importados, além de certa cautela dos fabricantes em relação à expectativa de vendas nas próximas semanas”, avaliou o presidente da Anfavea, Igor Calvet.
Leia também:
Vendas de veículos sobem 16,2% em maio ante maio de 2024, mostra Fenabrave
BYD faz operação recorde no Brasil com chegada de 7,2 mil veículos elétricos
Os emplacamentos de autoveículos atingiram 1 milhão de unidades no ano, marca alcançada na última terça-feira (3), uma semana antes do que em 2024. Em maio, foram emplacadas 225,7 mil unidades, alta de 8,1% em relação ao mês anterior. O acumulado do ano registra 986,1 mil unidades, com crescimento de 6,1% frente ao mesmo período de 2024.
Os segmentos de automóveis, comerciais leves e ônibus registraram desempenho positivo, enquanto o segmento de caminhões manteve a tendência de queda. Em maio, as vendas de caminhões recuaram 2,1% frente a abril e 4,2% na comparação com maio do ano anterior. “A elevação da taxa de juros tem afetado especialmente os segmentos de caminhões pesados e extra-pesados”, disse a Anfavea.
Os veículos híbridos e elétricos representaram 10,4% dos emplacamentos em maio, maior percentual da série histórica. No total, foram 22,3 mil unidades do segmento registradas no mês.
As exportações mantiveram trajetória de alta, com 51,5 mil unidades embarcadas em maio. O volume representa quase o dobro do registrado no mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2025, as exportações superaram 200 mil unidades, marca que só foi atingida em julho no ano passado. O crescimento no ano é de 56,6%.
As importações também apresentaram avanço, com 39,7 mil unidades em maio e 190 mil no acumulado do ano. Os modelos estrangeiros responderam por 54% do crescimento do mercado brasileiro, sendo responsáveis por 65% da elevação no segmento de automóveis.
“Há um saudável aumento do fluxo comercial com a Argentina, mas no caso dos modelos vindos da China, verificamos um ingresso atípico, beneficiados por uma taxação bem inferior à que vemos em outros países produtores, o que gera uma perigosa distorção em nosso mercado”, alertou Calvet.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
American Express contesta lista da Fictor e nega crédito de R$ 893 milhões em recuperação judicial
3
Caso Fictor acende alerta e levanta temor de nova onda de recuperações judiciais em 2026
4
De Palmeiras a Augusto Cury: veja quem são os credores da Fictor, que pediu recuperação judicial
5
Quem é a Pátria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez