CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBC Lucro do segundo trimestre da Samsung cai pela metade, abaixo das expectativas

Brasil

‘Custo Brasil é um peso que sufoca a indústria’, diz Hugo Motta

Publicado 06/06/2025 • 18:18 | Atualizado há 2 meses

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • O deputado classificou o chamado "Custo Brasil" como um conjunto de barreiras estruturais, burocráticas e econômicas que, segundo ele, impõem um custo adicional de R$ 1,7 trilhão por ano às empresas brasileiras — o equivalente a quase 20% do PIB.
  • Hugo Motta destacou ainda que a Câmara tem atuado em frentes estratégicas, com foco na modernização da economia.
'Custo Brasil é um peso que sufoca a indústria', diz Hugo Motta

Foto: Reprodução/YouTube

Durante o evento “Diálogo Sobre a Competitividade, Combate ao Custo Brasil”, realizado nesta sexta-feira (6) em Campina Grande (PB), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defendeu a união entre o setor produtivo e o poder público para enfrentar entraves estruturais e econômicos que afetam a competitividade da indústria nacional.

Leia mais:

Hugo Motta critica decisão do governo sobre IOF: “Medida equivocada”

O deputado classificou o chamado “Custo Brasil” como um conjunto de barreiras estruturais, burocráticas e econômicas que, segundo ele, impõem um custo adicional de R$ 1,7 trilhão por ano às empresas brasileiras — o equivalente a quase 20% do PIB. “É um peso que sufoca a nossa indústria, inibe investimentos, limita a geração de empregos e, em última análise, compromete o bem-estar da população”, completou.

Hugo Motta destacou ainda que a Câmara tem atuado em frentes estratégicas, com foco na modernização da economia. “A reforma tributária, por exemplo, em fase de regulamentação, constitui passo histórico nessa direção. Buscamos simplificar radicalmente o sistema, eliminar a cumulatividade, reduzir a litigiosidade e garantir maior transparência e justiça fiscal”, declarou.

O evento contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, do presidente do TCU, Vital do Rêgo, do senador Veneziano Vital do Rêgo, do deputado Aguinaldo Ribeiro e de representantes da CNI e do Movimento Brasil Competitivo. Também foi apresentado o caso de sucesso da empresa têxtil Itatex, no âmbito do programa Brasil Mais Produtivo.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil