Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘A proposta do governo desestimula investimentos de longo prazo’, diz diretor da Nomos
Publicado 11/06/2025 • 12:40 | Atualizado há 5 meses
Publicado 11/06/2025 • 12:40 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, nesta quarta-feira (11), Beto Saadia, diretor de Investimentos da Nomos, comentou os principais movimentos do mercado financeiro e repercutiu os possíveis efeitos das medidas compensatórias relacionadas ao decreto que altera o IOF sobre investimentos.
Segundo ele, a uniformização das alíquotas do IOF para aplicações financeiras de diferentes prazos pode desestimular o investimento de longo prazo, prejudicando o mercado todo.
“Quando a gente conversa com os investidores, sempre incentivamos aplicações de prazos mais longos, não apenas por conta da rentabilidade maior, mas também pelas alíquotas mais vantajosas”, disse Saadia.
Como ele explicou, o cenário global já apresenta dificuldades para emissões de títulos de longo prazo, tanto por governos quanto por investidores.
Leia mais:
Hugo Motta critica alta do IOF e cobra revisão de despesas obrigatórias
“Os bancos centrais e secretarias de tesouro do mundo inteiro enfrentam esse desafio. E, com o envelhecimento da população, o apetite por títulos de longo prazo tende a diminuir ainda mais”, afirmou.
Ele destacou que o benefício fiscal para investimentos longos é uma ferramenta que ajuda a impulsionar projetos estruturais relevantes, como os voltados à infraestrutura.
“É algo que diferencia esse tipo de aplicação do capital de giro, por exemplo. Além disso, o próprio Tesouro Nacional se beneficia ao emitir títulos mais longos com maior qualidade”, completou.
Para Saadia, ao tornar a alíquota igual para todos os prazos, a proposta do governo enfraquece a lógica de incentivo ao longo prazo, o que pode gerar impactos negativos tanto para investidores quanto para o desenvolvimento econômico de médio e longo prazo.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos