Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
O que se sabe até agora sobre os ataques entre Irã e Israel?
Publicado 14/06/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 meses
Ações da Coinbase despencam com receita decepcionante do segundo trimestre
Apple relata maior crescimento de receita desde dezembro de 2021
Ações do Reddit disparam mais de 10% após resultados do segundo trimestre superarem expectativas
Figma mais que triplica na estreia na Bolsa de Nova York após vender ações a US$ 33
Previsão sombria de lucros da Amazon ofusca resultados melhores que o esperado
Publicado 14/06/2025 • 17:07 | Atualizado há 2 meses
O conflito já está no segundo dia. Israel lançou um ataque massivo contra o Irã ontem, desencadeando ataques retaliatórios contra Israel por parte dos iranianos.
Isso marcou uma escalada dramática nas tensões de longa data entre os dois países fortemente armados e aumentou o risco de uma guerra regional mais ampla, que alguns temem que envolva os EUA. Saiba abaixo o que aconteceu até agora na troca de ataques entre Irã e Israel.
Milhares de israelenses passaram a noite em abrigos antiaéreos, e sirenes continuaram a soar em partes de Israel esta manhã.
Pelo menos três pessoas foram mortas em ataques iranianos e dezenas ficaram feridas. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que eles não terão “nenhuma misericórdia” para com Israel.
Já os moradores do Irã relataram explosões nesta manhã de sábado (14), e diversas instalações nucleares e militares foram danificadas pelos contínuos ataques israelenses.
Bairros residenciais e infraestrutura civil também foram atingidos, matando 60 pessoas, incluindo 29 crianças, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei.
“Essas ações constituem uma violação grave e inequívoca do direito internacional e da Carta das Nações Unidas”, disse Baqaei no X.
The Israeli regime has perpetrated an egregious act of aggression against Iran. Through coordinated missile and drone strikes, it targeted residential neighborhoods, civilian infrastructure, and nuclear facilities subject to International Atomic Energy Agency (IAEA) safeguards.…
— Esmaeil Baqaei (@IRIMFA_SPOX) June 14, 2025
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu ao povo iraniano que “se levante” contra seu governo.
Israel lançou seu ataque na sexta-feira (13), após a imprensa divulgar que o Irã havia avançado em seu programa nuclear.
Os ataques tiveram como alvo instalações nucleares iranianas e dizimaram seu principal comando militar, matando seus líderes, bem como importantes cientistas nucleares.
Uma faixa pendurada neste sábado (14) em Teerã traz mensagens em farsi e hebraico pedindo vingança contra Israel por seus ataques a locais iranianos.
Além disso, há também cartazes com imagens de cientistas nucleares iranianos e altos comandantes militares mortos em ataques israelenses na capital iraniana. Manifestantes saem às ruas do país contra os ataques israelenses.
Os ataques de Israel ocorreram enquanto os EUA negociavam um acordo nuclear com o Irã e ainda não está claro qual foi o envolvimento americano nos ataques.
Autoridades iranianas culparam os EUA e disseram hoje que seus ataques se espalharão para bases militares americanas na região.
Quatro edifícios críticos foram danificados por ataques aéreos israelenses em uma instalação nuclear em Isfahan, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Isso inclui a Instalação de Conversão de Urânio e a Planta de Fabricação de Placas de Combustível, disse a AIEA.
Based on info available to @IAEAorg, 4 critical buildings at Esfahan nuclear site were damaged in yesterday’s attack, including the Uranium Conversion Facility and the Fuel Plate Fabrication Plant.
— IAEA – International Atomic Energy Agency ⚛️ (@iaeaorg) June 14, 2025
As in Natanz, no increase in off-site radiation expected. https://t.co/ZzhQEDSzU6
Não houve aumento nos níveis de radiação fora do local, disse a agência.
No sul do Irã, um incêndio na refinaria de gás de South Pars foi controlado após um ataque aéreo israelense atingir o local hoje, segundo a mídia estatal iraniana, Mehr News.
A Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores, Kaja Kallas, pediu em declaração oficial a Israel e ao Irã que “respeitem o direito internacional, mostrem moderação e se abstenham de tomar novas medidas que levem a consequências sérias, como uma potencial liberação radioativa”.
Na declaração, Kallas reiterou a posição da UE de que o Irã nunca deveria ter permissão para adquirir armas nucleares.
“A UE continuará a contribuir com todos os esforços diplomáticos para reduzir as tensões e encontrar uma solução duradoura para a questão nuclear iraniana, o que só pode ser feito por meio de um acordo negociado”, disse Kallas.
O presidente Donald Trump disse que o presidente russo, Vladimir Putin, ligou para ele hoje para lhe desejar feliz aniversário e discutir o conflito crescente entre Israel e o Irã.
“A ligação durou aproximadamente 1 hora”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social. “Ele acredita, assim como eu, que esta guerra entre Israel e Irã deve acabar, e eu expliquei que a guerra dele também deve acabar.”
Trump disse que eles também discutiram a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, acrescentando que Putin “está fazendo as trocas de prisioneiros planejadas — um grande número de prisioneiros está sendo trocado, imediatamente, de ambos os lados”.
Ele não deu um prazo exato para a troca, mas mencionou que discutiria o conflito entre os dois países com Putin na próxima semana.
Israel vem atacando o Irã há quase 40 horas seguidas, no que diz ser um esforço para atingir o programa nuclear do país, segundo a IDF.
“Nossas forças aéreas estão concluindo uma onda de ataques contra o programa nuclear no coração do Irã”, disse a porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), Effie Defrin. “Destruímos o local subterrâneo no oeste do Irã onde dezenas de mísseis estavam armazenados. Natanz e Isfahan foram atingidas.”
*As informações são da AFP e da NBC News, do mesmo grupo da CNBC.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump faz ultimato às farmacêuticas: empresas devem reduzir preços nos EUA em até 60 dias
Após fechar usina em SP, Raízen deve divulgar resultados do 1º trimestre do ano-safra em 13 de agosto
Presidente da COP30 diz que alguns países querem evento fora de Belém por preços extorsivos
Documento assinado por Trump mantém tarifa para o Brasil; taxa vai a 50% em 6 de agosto
Figma mais que triplica na estreia na Bolsa de Nova York após vender ações a US$ 33