Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Israel acusa Teerã de violar o cessar-fogo de Trump; Irã diz que segue ‘com as mãos no gatilho’
Publicado 24/06/2025 • 06:30 | Atualizado há 2 meses
Cortes de energia e apagões: por que o Iraque não consegue manter a luz acesa?
Ações da UnitedHealth disparam após Buffett revelar participação bilionária
Ações da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA
Futuro do Fed em xeque: divergência entre nomes cotados revela embate sobre independência da instituição
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Publicado 24/06/2025 • 06:30 | Atualizado há 2 meses
Poucas horas após a declaração, Israel acusou o Irã de violar o cessar-fogo com novos ataques de mísseis — o que Teerã refutou.
Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira (24) que um cessar-fogo estava em vigor, logo após a mídia estatal iraniana anunciar que Teerã havia disparado a sua ”última rodada” de mísseis contra Israel.
“O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO O VIOLE!”, disse Trump em uma publicação no Truth Social por volta da 1h da manhã nos Estados Unidos.
Leia mais:
Irã refuta cessar-fogo de Trump, mas sinaliza trégua se Israel parar ataques
Trump anuncia cronograma de cessar-fogo entre Israel e Irã que, segundo ele, encerrará a guerra
Bolsas de NY fecham em alta com sessão volátil de olho em tensões e ‘alívio’ após ataques
Uma série de questionamentos paira sobre a viabilidade de um cessar-fogo, a participação do Irã e de Israel, a potencial retomada das negociações nucleares entre o Ocidente e Teerã e o destino final dos suprimentos de urânio enriquecido do Irã. O anúncio do cessar-fogo ocorreu após uma aparente intensificação das hostilidades, com o Irã realizando ataques de mísseis de retaliação na segunda-feira contra a Base Aérea Americana de Al Udeid, no Catar.
Poucas horas após a declaração, Israel acusou o Irã de violar o cessar-fogo com novos ataques de mísseis — o que Teerã refutou, segundo a mídia iraniana.
As ações europeias abriram em alta nesta terça-feira (24), com otimismo de que a retaliação do Irã aos bombardeios americanos às suas instalações nucleares se limitaria ao ataque com mísseis. Os preços do petróleo caíram em meio à diminuição das preocupações de que o Irã pudesse prosseguir com o fechamento do Estreito de Ormuz, uma importante rota de transporte de petróleo.
O Irã disse que continua “com as mãos no gatilho” em meio à desconfiança contínua no inimigo regional Israel, horas após a declaração de um cessar-fogo mediado pelos EUA entre os dois países do Oriente Médio.
“As forças armadas da República Islâmica do Irã, sem a menor confiança nas palavras dos inimigos e com as mãos no gatilho, estarão prontas para dar uma resposta decisiva e lamentável a qualquer ato de agressão do inimigo”, disse o secretariado do conselho supremo de segurança nacional do Irã em uma declaração traduzida pelo Google e divulgada pela mídia iraniana Fars.
O cansaço mútuo persiste entre os dois países do Oriente Médio, com Israel acusando o Irã de lançar ataques com mísseis após a entrada em vigor do armistício. O Irã nega a medida.
“Decidimos não deixar que as agressões criminosas e as políticas malignas dos EUA/Israel contra o Irã criem divisão entre nós e os países irmãos da região”, disse o porta-voz iraniano Esmaeil Baqaei em uma atualização separada nas redes sociais.
— Ruxandra Iordache. Repórteres da CNBC estão cobrindo o conflito no Oriente Médio no ar e online, reportando de Washington, DC, Londres, Dubai, São Francisco e Englewood Cliffs, NJ, e Cingapura.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.