CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Mundo

Israel acusa Teerã de violar o cessar-fogo de Trump; Irã diz que segue ‘com as mãos no gatilho’

Publicado 24/06/2025 • 06:30 | Atualizado há 3 meses

Poucas horas após a declaração, Israel acusou o Irã de violar o cessar-fogo com novos ataques de mísseis — o que Teerã refutou.

Poucas horas após a declaração, Israel acusou o Irã de violar o cessar-fogo com novos ataques de mísseis — o que Teerã refutou.

Majid Asgaripour/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira (24) que um cessar-fogo estava em vigor, logo após a mídia estatal iraniana anunciar que Teerã havia disparado a sua ”última rodada” de mísseis contra Israel.

“O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO O VIOLE!”, disse Trump em uma publicação no Truth Social por volta da 1h da manhã nos Estados Unidos.

Leia mais:
Irã refuta cessar-fogo de Trump, mas sinaliza trégua se Israel parar ataques

Trump anuncia cronograma de cessar-fogo entre Israel e Irã que, segundo ele, encerrará a guerra

Bolsas de NY fecham em alta com sessão volátil de olho em tensões e ‘alívio’ após ataques

Uma série de questionamentos paira sobre a viabilidade de um cessar-fogo, a participação do Irã e de Israel, a potencial retomada das negociações nucleares entre o Ocidente e Teerã e o destino final dos suprimentos de urânio enriquecido do Irã. O anúncio do cessar-fogo ocorreu após uma aparente intensificação das hostilidades, com o Irã realizando ataques de mísseis de retaliação na segunda-feira contra a Base Aérea Americana de Al Udeid, no Catar.

Poucas horas após a declaração, Israel acusou o Irã de violar o cessar-fogo com novos ataques de mísseis — o que Teerã refutou, segundo a mídia iraniana.

As ações europeias abriram em alta nesta terça-feira (24), com otimismo de que a retaliação do Irã aos bombardeios americanos às suas instalações nucleares se limitaria ao ataque com mísseis. Os preços do petróleo caíram em meio à diminuição das preocupações de que o Irã pudesse prosseguir com o fechamento do Estreito de Ormuz, uma importante rota de transporte de petróleo.

Irã diz que continua ‘com as mãos no gatilho’ em meio a cessar-fogo

O Irã disse que continua “com as mãos no gatilho” em meio à desconfiança contínua no inimigo regional Israel, horas após a declaração de um cessar-fogo mediado pelos EUA entre os dois países do Oriente Médio.

“As forças armadas da República Islâmica do Irã, sem a menor confiança nas palavras dos inimigos e com as mãos no gatilho, estarão prontas para dar uma resposta decisiva e lamentável a qualquer ato de agressão do inimigo”, disse o secretariado do conselho supremo de segurança nacional do Irã em uma declaração traduzida pelo Google e divulgada pela mídia iraniana Fars.

O cansaço mútuo persiste entre os dois países do Oriente Médio, com Israel acusando o Irã de lançar ataques com mísseis após a entrada em vigor do armistício. O Irã nega a medida.

“Decidimos não deixar que as agressões criminosas e as políticas malignas dos EUA/Israel contra o Irã criem divisão entre nós e os países irmãos da região”, disse o porta-voz iraniano Esmaeil Baqaei em uma atualização separada nas redes sociais.

— Ruxandra Iordache. Repórteres da CNBC estão cobrindo o conflito no Oriente Médio no ar e online, reportando de Washington, DC, Londres, Dubai, São Francisco e Englewood Cliffs, NJ, e Cingapura.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;