Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Inflação alemã cai inesperadamente para 2% em junho, atingindo meta do BCE
Publicado 30/06/2025 • 09:37 | Atualizado há 2 meses
Primeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 30/06/2025 • 09:37 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pexels
Fachada do Banco Central Europeu (BCE).
A taxa de inflação anual da Alemanha caiu inesperadamente para 2% em junho, alinhando a maior economia da Europa com a meta do Banco Central Europeu, mostraram dados preliminares do escritório de estatísticas Destatis nesta segunda-feira (30).
Analistas consultados pela Reuters esperavam uma leitura de 2,2% nos doze meses até junho.
A versão alemã é harmonizada em toda a zona do euro, permitindo uma comparação direta com outros países com moeda única. O índice de preços ao consumidor recuou para 2,1% no acumulado do ano até maio .
Em outras partes da Europa, as leituras de inflação de junho mostraram um pequeno aumento na taxa harmonizada da França e da Espanha, mas nenhuma mudança na Itália.
Franziska Palmas, economista sênior para a Europa na Capital Economics, disse que os últimos dados de inflação agradariam ao BCE, que deve cortar as taxas mais uma vez neste ciclo.
“No geral, os números reforçam a evidência de que a inflação na zona do euro retornou de forma sustentável à meta. A menos que haja uma nova alta nos preços da energia, esperamos que a taxa básica de juros atinja a média de 2,0% este ano e que o BCE faça um corte final na taxa em setembro, levando a taxa de depósito para 1,75%”, disse ela em comentários por e-mail.
Os dados de inflação da zona do euro serão divulgados na terça-feira, com a taxa básica prevista para chegar a 2% em junho, de acordo com analistas consultados pela Reuters.
Embora os dados alemães confortem o BCE de que seu trabalho de trazer a taxa de inflação de volta à meta de 2% “está quase concluído”, fatores externos ainda podem perturbar a trajetória de desinflação, de acordo com Carsten Brzeski, chefe global de Macro do ING.
“Apesar das comemorações no BCE, não podemos esquecer que a desinflação na zona do euro foi em grande parte impulsionada por fatores externos e, ultimamente, pelo presidente Trump”, ele observou em um comentário por e-mail, citando a queda dos preços do petróleo e um euro mais forte como importantes impulsionadores da tendência de baixa.
A inflação dos serviços, no entanto, permanece elevada “em níveis não vistos desde meados da década de 1990, antes da pandemia”, observou Brzeski, e a expectativa é que caia abaixo de 3% apenas no ano que vem.
“Essa pressão persistente deve moderar quaisquer comemorações prematuras no BCE”, disse ele.
Além disso, o processo desinflacionário em curso é altamente dependente dos preços do petróleo, “e as últimas duas semanas mostraram o quão voláteis esses preços podem ser”, disse ele, referindo-se a um forte aumento nos preços do petróleo, à medida que Israel e Irã lançavam ataques à infraestrutura petrolífera um do outro.
“Por enquanto, e na ausência de outro choque tarifário após o fim da pausa de 90 dias em menos de duas semanas, esperamos que o BCE faça uma pausa na próxima reunião em julho e mantenha a opção aberta para outro corte de juros na reunião de setembro, se a tendência desinflacionária continuar”, disse Brzeski.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Itaú demite mil funcionários após investigação sobre trabalho remoto
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA
MBRF Global Foods, empresa surgida com a fusão entre Marfrig e BRF, passa a negociar ações na B3 ainda este mês
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital