CNBC

CNBC Mark Zuckerberg anuncia criação de laboratórios de superinteligência da Meta

Energia

Crise energética impulsiona demanda por geradores no Brasil, diz VP da Stemac

Publicado 30/06/2025 • 15:54 | Atualizado há 10 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O aumento na frequência de apagões e a falta de investimento em infraestrutura elétrica impulsionam a demanda por geradores de energia no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos.
  • Segundo Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac, eventos climáticos severos e a sobrecarga do sistema elétrico vêm tornando os grupos geradores uma alternativa cada vez mais necessária para garantir o fornecimento de energia.
  • Fundada em 2001, após o grande apagão daquele ano, a Stemac se consolidou como líder nacional no mercado de grupos geradores.
Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac.

Reprodução

Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac.

O aumento na frequência de apagões e a falta de investimento em infraestrutura elétrica impulsionam a demanda por geradores de energia no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos.

Em entrevista ao programa Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, nesta segunda-feira (30), Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac, afirmou que os eventos climáticos extremos e a sobrecarga do sistema elétrico têm impulsionado a demanda por grupos geradores, que se tornam uma alternativa cada vez mais essencial para assegurar o fornecimento de energia.

Fundada em 2001, após o grande apagão daquele ano, a Stemac se consolidou como líder nacional no mercado de grupos geradores. “Competimos com gigantes internacionais e somos hoje a maior empresa de capital nacional do setor”, destacou o executivo, ressaltando que a empresa diferencia-se ao oferecer suporte técnico ao longo de toda a vida útil do equipamento, que pode durar até 20 anos.

Leia também:

Bandeira tarifária de energia continuará vermelha em julho, diz Aneel

Mercado livre de energia cresce 66% e já responde por 40% do consumo nacional

Com fábrica em Itumbiara (GO) e capacidade para produzir 15 mil unidades por ano, a empresa também exporta para países da América Latina e da África. Embora o foco siga no mercado nacional, Marques afirma que a geração de energia emergencial é uma demanda global.

O executivo ainda apontou que o avanço tecnológico barateia o custo dos equipamentos, tornando-os mais acessíveis. “O grupo gerador, que antes era restrito, hoje já está ao alcance de muitas empresas e até residências.”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Energia