Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Um acordo básico é a melhor esperança da Europa nas negociações comerciais com os EUA, dizem fontes à CNBC
Publicado 02/07/2025 • 13:52 | Atualizado há 16 horas
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Fabricantes de chips obtêm maiores créditos fiscais no último ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump
No Reino Unido, êxodo milionário representa mais problemas para o Partido Trabalhista
Um acordo básico é a melhor esperança da Europa nas negociações comerciais com os EUA, dizem fontes à CNBC
Americanos lutam contra a ansiedade da demissão: isso deixa os trabalhadores ‘se esgotarem mais rápido’, dizem os especialistas
Publicado 02/07/2025 • 13:52 | Atualizado há 16 horas
KEY POINTS
Fontes disseram à CNBC que, apesar dos esforços para chegar a um acordo comercial, a UE está se preparando para quaisquer resultados possíveis.
Unsplash
O tempo está passando nas negociações comerciais entre Washington e a União Europeia, com autoridades europeias dizendo agora que sua maior esperança é fechar um acordo “político” antes do prazo final de 9 de julho, disseram três fontes à CNBC.
Detalhes concretos de tal acordo comercial teriam que ser elaborados posteriormente.
“A proposta dos EUA da semana passada visa um acordo em princípio”, disse à CNBC um funcionário da UE, que não quis ser identificado devido à sensibilidade das negociações, acrescentando que esse acordo em princípio seria então “negociado em um acordo comercial adequado em um estágio posterior”.
Anteriormente aliados próximos, os EUA e a UE têm mantido uma relação conflituosa em meio a divergências sobre comércio e apoio à Ucrânia nos meses que se seguiram ao início do segundo mandato do presidente americano Donald Trump. As tensões aumentaram no início de abril, quando a Casa Branca anunciou uma série de tarifas recíprocas contra a maioria dos parceiros comerciais globais, incluindo uma taxa de 20% sobre a UE. Todas essas tarifas foram temporariamente reduzidas até 9 de julho para facilitar as negociações.
Os EUA enviaram uma nova proposta à equipe de negociação da UE na semana passada. Os negociadores europeus estão mantendo conversas presenciais com seus colegas americanos ainda esta semana, para fechar um acordo nos próximos dias. O comércio bilateral total de mercadorias entre a UE e os EUA totalizou 851 bilhões de euros (US$ 1 trilhão) em 2023, segundo dados da Comissão Europeia.
Autoridades europeias esperam uma nova atualização sobre as negociações na sexta-feira, mas a situação é instável. Na segunda-feira, embaixadores europeus conversaram sobre o andamento das negociações comerciais. O Ministro das Finanças da Lituânia, Rimantas Šadžius, disse à CNBC na quarta-feira que está “ligeiramente otimista” quanto à possibilidade de um acordo comercial entre os dois lados do Atlântico.
Apesar disso, fontes disseram à CNBC que, apesar dos esforços para chegar a um acordo comercial, a UE está se preparando para quaisquer resultados possíveis, incluindo o retorno de tarifas recíprocas.
“A sensação geral é que nos próximos dias e semanas, todos os resultados, desde um acordo bem-sucedido sobre um acordo-quadro até tarifas mais altas dos EUA com setores adicionais, ainda são possíveis”, disse o mesmo funcionário da UE à CNBC.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Tesla relata queda de 14% nas entregas de veículos, marcando a segunda queda consecutiva em relação ao ano anterior
Xpeng desafia a guerra de preços dos carros elétricos na China com vendas estáveis; Tesla e concorrentes locais tentam acompanhar
BC confirma ataque hacker à prestadora de tecnologia, mas nega que seus sistemas foram afetados; prejuízo, ainda incerto, pode chegar a R$ 1 bi
Brasil 2030: "Educação faz com que a relação de consumo seja mais democrática", diz presidente do Procon-RJ
Trump volta a atacar Powell e diz que presidente do Fed deveria renunciar