Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas da Europa fecham em alta de olho em negociações tarifárias, payroll e ata do BCE
Publicado 03/07/2025 • 16:05 | Atualizado há 14 horas
Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas
EUA suspendem restrições a software de chips para a China em sinal de trégua comercial
Publicado 03/07/2025 • 16:05 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
Bolsas da Europa fecham em alta
Pexels.
As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira (3), em uma sessão atenta às perspectivas para acordos comerciais com os Estados Unidos, enquanto a União Europeia busca um acerto antes do fim do prazo para a pausa tarifária americana, no dia 9 de julho.
Além disso, investidores estiveram atentos à divulgação dos dados de emprego da economia americana em junho. O dia contou ainda com a divulgação da ata da última reunião do Banco Central Europeu (BCE).
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,47%, a 543,76 pontos. Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,55%, a 8.823,20 pontos. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,61%, a 23.934,13 pontos. Em Paris, o CAC40 teve alta de 0,21%, a 7.754,55 pontos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira (2) que firmou um acordo comercial com o Vietnã, pelo qual produtos vietnamitas serão tarifados em 20%, menos do que inicialmente previsto. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UE está pronta para um acordo sobre tarifas com o país e ressaltou que o comissário para Comércio europeu, Maros Sefcovic, está em negociações com seus homólogos, em Washington.
No entanto, a líder europeia enfatizou que o bloco também está pronto para o cenário sem “um acordo satisfatório”. Ela ressaltou que há “muita complexidade” nas negociações por conta do grande volume comercial. Segundo a líder, os europeus buscam uma solução “semelhante à feita pelo Reino Unido”.
Enquanto isso, a economia dos EUA criou 147 mil empregos em junho segundo relatório publicado nesta quinta pelo Departamento do Trabalho do país. Analistas esperavam criação de 70 mil a 160 mil vagas, com mediana de 110 mil.
Leia mais:
O que o acordo comercial entre EUA e Vietnã nos diz sobre o futuro das tarifas
Taxa de desemprego dos EUA cai a 4,1% em junho e salários têm avanço mensal aquém do esperado
O cenário político do Reino Unido também segue no radar, diante dos rumores de que a ministra das Finanças, Rachel Reeves, poderia perder o cargo após o governo britânico ser forçado a diluir bastante seu projeto de redução de gastos com bem-estar social para aprová-lo no Parlamento.
O primeiro-ministro Keir Starmer disse ter “fé absoluta” em Reeves, ao ser perguntado se a pressão do cargo estaria se tornando demasiada para ela. “(Reeves) tomou decisões incrivelmente importantes nos últimos 12 meses e não estaríamos fazendo o que estamos fazendo hoje sem essas decisões importantes”, declarou.
No âmbito macroeconômico, os PMIs de serviços da zona do euro e do Reino Unido referentes a junho foram revisados para cima nesta quinta-feira, mas não tiveram impacto nos negócios com ações europeias.
Já a equipe técnica do BCE previu o corte de juros de 25 pontos-base (pb) realizado pelos dirigentes em junho e uma redução de mais 50 pb até o fim deste ano, nas estimativas que computou em projeções publicadas junto à decisão monetária, segundo ata divulgada hoje pela instituição.
Em Lisboa, o PSI 20 subiu 1,60%, a 7.754,57 pontos, chegando no seu maior nível desde abril de 2014. Em Madri, o Ibex35 avançou 0,98%, a 14.182,90 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,40%, a 39.943,15 pontos.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Wise lança produto com rendimento em euro, dólar e libra e anuncia Brasil como hub na América Latina
Partidos vão ao STF para garantir suspensão do IOF
Brasileiro ganhará uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
Brasil 2030: líderes se reuniram para debater concessões e desenvolvimento sustentável no Brasil