Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Elon Musk diz que criou um novo partido político nos Estados Unidos
Publicado 05/07/2025 • 18:29 | Atualizado há 19 horas
A mentalidade dos CEOs está mudando: não é mais apenas sobre vencer
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
O prazo para as tarifas de Trump entrarem em efeito na Europa está acabando; veja a situação
Publicado 05/07/2025 • 18:29 | Atualizado há 19 horas
KEY POINTS
O chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), Elon Musk, durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, em Washington, nesta quarta-feira, 30 de abril de 2025.
EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Elon Musk, ex-aliado do presidente dos EUA, Donald Trump, disse, neste sábado (5), que criou um novo partido político nos Estados Unidos para desafiar o “sistema de partido único” do país, segundo palavras do bilionário da tecnologia.
“Quando se trata de falir nosso país com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia”, postou o chefe da Space X e Tesla no X, a plataforma de mídia social na qual ele é dono. “Hoje, o Partido América é formado para devolver sua liberdade.”
Musk virou crítico contundente do projeto orçamentário de Trump e já havia dito que os EUA “precisavam de uma alternativa” ao sistema eleitoral norte-americano, que hoje é centralizado nos dois partidos principais: Democratas e Republicanos (este, a qual pertence Donald Trump):
Nas mais recentes postagens, Musk citou uma pesquisa — postada no X na sexta-feira (4), Dia da Independência dos EUA — em que perguntou se os entrevistados “querem independência do sistema bipartidário (alguns diriam unipartidário)” que domina a política dos EUA há cerca de dois séculos. A pesquisa sim ou não recebeu mais de 1,2 milhão de respostas. “Por um fator de 2 para 1, vocês querem um novo partido político e vocês o terão!” ele postou neste sábado (5).
Musk, uma das pessoas mais ricas do mundo e maior doador político de Trump na eleição de 2024, teve um desentendimento amargo com o presidente após liderar o esforço republicano para reduzir gastos e cortar empregos federais como chefe do chamado Departamento de Eficiência Governamental.
A rivalidade entre Trump e Musk reacendeu de forma dramática no final do mês passado, quando Trump incentivou os republicanos no Congresso a aprovar rapidamente sua massiva agenda doméstica na forma do projeto “Um Grande e Belo Projeto de Lei”.
Musk expressou uma oposição feroz à legislação e atacou implacavelmente seus apoiadores republicanos por apoiarem o que chamou de “escravidão da dívida”.
Ele rapidamente prometeu lançar um novo partido político para desafiar os legisladores que fizeram campanha prometendo reduzir os gastos federais, apenas para votar a favor do projeto, que, segundo especialistas, acrescentará US$ 3,4 trilhões (aproximadamente R$ 17 trilhões) ao déficit dos EUA em uma década.
Após Musk criticar duramente o projeto de lei emblemático de gastos — que acabou sendo aprovado pelo Congresso e sancionado — Trump ameaçou deportar o magnata da tecnologia e retirar fundos federais de suas empresas.
“Teremos que dar uma olhada”, disse o presidente a repórteres quando questionado se consideraria deportar Musk, que nasceu na África do Sul e possui cidadania americana desde 2002.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
O 'coquetel de cortisol' viralizou no TikTok - mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Israel anuncia envio de negociadores ao Catar para discutir trégua em Gaza
Líder supremo do Irã, Khamenei, faz primeira aparição pública desde guerra com Israel
Brics anuncia vencedores de concursos de startups femininas e soluções sustentáveis; confira
Mesmo sem consenso no Brics, Rússia defende alternativa ao dólar