Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Em nova carta, Donald Trump anuncia tarifa de 35% ao Canadá
Publicado 10/07/2025 • 21:56 | Atualizado há 10 horas
OpenAI vai lançar navegador próprio e desafiar domínio do Google Chrome
Nvidia alcança US$ 4 trilhões em valor de mercado e torna-se a empresa mais valiosa da história
Linda Yaccarino deixa o cargo de CEO do X, de Elon Musk
Trump diz que irá impor tarifas de 50% sobre cobre e 200% para produtos farmacêuticos
Samsung lança três novos smartphones dobráveis enquanto enfrenta rivais chineses
Publicado 10/07/2025 • 21:56 | Atualizado há 10 horas
KEY POINTS
MARK SCHIEFELBEIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente Donald Trump segue enviando suas cartas tarifárias aos países. Desta o líder da Casa Branca anunciou a imposição de uma tarifa de 35% sobre os produtos do Canadá exportados aos Estados Unidos.
Em uma carta endereçada a Mark Carney, primeiro ministro canadense, Trump afirma que os EUA está disposto a “continuar trabalhando ao lado” do seu vizinho ao norte, “apesar do Canadá ter retaliado financeiramente” contra o governo estadunidense.
Leia também
Trump diz que irá impor tarifas de 50% sobre cobre e 200% para produtos farmacêuticos
“Se ele vai cobrar 50% de nós, nós vamos cobrar 50% dele”, diz Lula sobre tarifas de Trump ao Brasil
Canadá: Carney diz que negociações com os EUA foram retomadas após revogação de imposto
A carta, reproduzida pelo próprio Trump na rede Truth Social, ainda acusa o Canadá de ter “falhado” na repressão ao tráfico de fentanil na fronteira entre os dois países.
“Ao invés de trabalhar junto aos Estados Unidos, o Canadá retaliou com suas próprias tarifas. A aprtir de 1º de agosto de 2025, nós cobraremos do Canadá uma taxa de 35% sobre produtos canadenses enviados aos EUA, somados a todas as tarifas alfandegárias”, disse Trump no documento.
Vale lembrar, Trump usou o mesmo método ao tarifar os bens exportados do Brasil em 50%, nesta semana.
Apesar do tom mais direto, Trump considera a possibilidade de revisão do percentual imposto ao Canadá, ressaltando que as chamadas “tarifas recíprocas” que vem praticando desde quando assumiu seu segundo mandato, em janeiro deste ano, podem “subir ou descer”.
Entretanto, a condição para isso que Carney “trabalhe comigo [Trump] para parar o fluxo de fentanil”, ressaltando que essas flutuações tarifárias dependem “das relações dos países com os Estados Unidos”.
Veja o conteúdo da carta na íntegra a seguir:
“Prezado Senhor Primeiro-Ministro,
É uma grande honra enviar-lhe esta carta, pois ela reforça a força e o compromisso de nossa Relação Comercial, bem como o fato de que os Estados Unidos da América concordaram em continuar trabalhando com o Canadá, mesmo após o Canadá ter retaliado financeiramente contra nós. Como bem sabe, os Estados Unidos impuseram tarifas ao Canadá para enfrentar nossa crise nacional de fentanil, agravada, em parte, pela falha do Canadá em impedir que a droga transbordasse para dentro de nosso país. Em vez de cooperar, o Canadá retaliou com suas próprias tarifas.
A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Canadá uma tarifa de 35% sobre produtos canadenses enviados para os Estados Unidos, além de todas as outras tarifas setoriais. Mercadorias transbordadas para escapar dessa alíquota mais alta estarão sujeitas à tarifa de 35%. Como é do seu conhecimento, não haverá tarifa se o Canadá — ou empresas canadenses — optar por fabricar ou montar seus produtos dentro dos Estados Unidos. Nesse caso, faremos todo o possível para acelerar aprovações de forma ágil, profissional e rotineira — ou seja, em questão de semanas.
Caso o Canadá decida aumentar suas próprias tarifas, o valor escolhido será somado aos 35% que passaremos a cobrar.
Além disso, cabe mencionar que o fluxo de fentanil não é nosso único desafio com o Canadá. Há numerosas barreiras tarifárias e não-tarifárias — políticas e impedimentos comerciais — que geram déficits insustentáveis contra os Estados Unidos. O Canadá impõe tarifas extraordinárias sobre nossos produtores de laticínios — de até 400% — mesmo presumindo que eles consigam vender seus produtos ao povo canadense. Esse déficit comercial representa uma grave ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!
Se o Canadá cooperar conosco para frear o fluxo de fentanil, poderemos, quem sabe, reconsiderar os termos desta carta. Essas tarifas podem ser ajustadas, para cima ou para baixo, dependendo da qualidade de nossa relação. Saiba que os Estados Unidos jamais o desapontarão.
Agradeço sua atenção a este assunto.
Com os melhores votos,
Sinceramente,
Donald J. Trump
Presidente dos Estados Unidos da América”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Goldman Sachs: tarifa dos EUA contra o Brasil impacta Suzano e pressiona mercado de celulose
“Eu não tomo decisão com 39 graus de febre. Brasil vai usar canais da OMC e ouvir antes de decidir”, diz Lula sobre tarifas de Trump
É um pássaro? É um avião? Não, é um campeão de bilheteria: Superman já arrecadou US$ 2,56 bilhões e está de volta aos cinemas
Em jornais estrangeiros, Lula defende diplomacia e multilateralismo
Pentágono se tornará o maior acionista da mineradora de terras raras MP Materials; ações sobem 50%