CNBC
O logotipo da marca e as letras da fabricante de automóveis Renault podem ser vistos em uma filial da empresa perto de Prunelli-di-Fiumorbo, na ilha de Córsega (França), em 21 de abril de 2025.

CNBC Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino

Economia Brasileira

IOF: audiência de conciliação entre Congresso e Executivo acontece nesta terça no STF; saiba como será a reunião

Publicado 15/07/2025 • 13:56 | Atualizado há 19 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Uma audiência de conciliação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional está marcada para esta terça-feira (15), às 15h, no Supremo Tribunal Federal (STF).
  • A reunião, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes em decisão monocrática no último dia 4 de julho, busca encontrar uma solução para o impasse envolvendo os decretos que aumentaram a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Audiência de conciliação sobre o IOF será realizada nesta terça no STF.

Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.

Audiência de conciliação sobre o IOF será realizada nesta terça no STF.

Uma audiência de conciliação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional está marcada para esta terça-feira (15), às 15h, no Supremo Tribunal Federal (STF).

A reunião, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes em decisão monocrática no último dia 4 de julho, busca encontrar uma solução para o impasse envolvendo os decretos que aumentaram a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A decisão de Moraes suspendeu tanto os decretos editados pelo governo que elevaram o imposto, quanto o decreto legislativo aprovado pelo Congresso, que havia sustado os efeitos desses aumentos. Diante da controvérsia, o STF convocou as partes para tentar um acordo antes do julgamento definitivo.

Leia mais:

Mercado aguarda inflação dos EUA e governo Lula discute tarifas e IOF

Empresas devem ir à justiça qualquer que seja a decisão do STF sobre o IOF

Na última semana, as advocacias do Senado e da Câmara enviaram ao Supremo um parecer reafirmando o pedido para que o decreto legislativo seja considerado constitucional. As Casas Legislativas defendem que os efeitos dos decretos do Executivo sejam anulados por meio do processo legislativo ordinário.

O caso gerou quatro ações que tramitam no STF, todas sob relatoria de Alexandre de Moraes. Duas delas são Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) apresentadas pelos partidos PSOL e PL.

As outras duas são Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs): uma protocolada pela Presidência da República, solicitando o reconhecimento da validade dos decretos, e outra de autoria de um grupo de partidos liderados pelo União Brasil — legenda do presidente do Senado, Davi Alcolumbre — com apoio de Republicanos e Progressistas.

A audiência acontece em meio à disputa política e jurídica sobre a competência para definir a política tributária e os limites de atuação do Executivo em matéria fiscal. O resultado das negociações poderá influenciar a decisão final do Supremo e o futuro da arrecadação federal.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira