Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifa ideal para café seria uma que “garanta a competitividade”, afirma diretor do Cecafé
Publicado 16/07/2025 • 18:16 | Atualizado há 18 horas
Trump nega planos para demitir presidente do Fed: “altamente improvável”
O que acontece se Trump demitir o presidente do Fed? “Isso seria uma bagunça”, dizem analistas
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
CEO da Nvidia, Jensen Huang, vende mais US$ 37 milhões em ações
Publicado 16/07/2025 • 18:16 | Atualizado há 18 horas
KEY POINTS
Com as tarifas de 50% do presidente americano Donald Trump, produtos como o café, que têm um mercado muito grande nos Estados Unidos, podem ser muito afetados. Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, explica os impactos destas tarifas na cadeia do café brasileiro.
De acordo com Heron, tanto o Brasil quanto os Estados Unidos sofreram impactos econômicos pelas tarifas já que “cerca de 76% dos americanos consomem café hoje nos Estados Unidos e o Brasil tem 32% desse mercado”. Assim, o primeiro problema apontado por seria no reabastecimento desta quantidade de café no mercado americano.
Além disso, aponta que no ano passado o Brasil teve um crescimento de 32% nos embarques de café para os EUA, alcançando uma marca histórica de 1,1 milhões de sacas, e os EUA aumentaram as compras de café brasileiro em 34%. Dessa forma, o crescimento que o mercado vinha sofrendo também será impactado.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Café, ovos e margarina lideram alta de preços em 2025, aponta pesquisa
Impacto das tarifas no café é “brutal” para economia dos EUA, diz especialista
Heron aponta que o diálogo será importante para as negociações com o presidente americano para “mitigar os riscos com esse grande mercado consumidor de café” e que um caminho possível é que o café faça parte de uma excessão de produtos com diminuição tarifária, justamente pelo tamanho do mercado.
“É realmente um caminho que suaviza esse impacto da tarifa de 50% para um produto que não existe hoje, nos Estados Unidos, que é o café brasileiro.”
O diretor do Cecafé também explica que não existe uma previsão certa de qual valor de tarifas seria o ideal para o café brasileiro, mas que o produto não pode perder o espaço no mercado e a competitividade, evitando prejuízos e desvalorização. “Nós entendemos que o percentual [ideal] seria aquele que garantisse a competitividade, igual aos nossos concorrentes”;
Heron ainda aponta que os impactos ocorreram em toda a cadeia produtiva, já que hoje cerca de 125 empresas brasileiras exportam café para os Estados Unidos e cada container enviado tem a participação de 50 a 100 produtores.
“Nós falamos aqui de empresas que perdem competitividade, do país que perde competitividade, market share, mas também de produtores que fazem o café de qualidade, de sustentabilidade para atender esse mercado americano, que serão prejudicados e gerando também problemas sociais no Brasil”.
Para o diretor, a alternativa de ampliar os mercados “demanda tempo, investimento” e que é algo volátil. “Eu acho que o desafio de você continuar buscando os novos mercados, abrir novos volumes, isso é saudável para todo o agronegócio brasileiro, mas de qualquer forma, os Estados Unidos continua sendo um grande comprador”, finalizou.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Câmara aprova mudanças na lei do licenciamento ambiental
"Queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifa dos EUA
“Tarifa dos EUA ameaça 3 milhões de empregos no Brasil”, alerta diretor da Amcham
STF: Moraes decide que governo pode elevar IOF, mas sem cobrança sobre risco sacado
Trump diz que Coca-Cola vai começar a usar açúcar de cana nos Estados Unidos