Samsung aposta em IA para superar crescimento global em smartphones e eletrodomésticos
Meta encerra programa de checagem de fatos para ‘restaurar liberdade de expressão’
CEO da Nippon Steel mantém plano de adquirir a U.S. Steel após processar governo Biden
Zona do Euro: Inflação sobe para 2,4% em dezembro, em linha com as expectativas
Dana White, CEO do UFC e amigo de Trump, será do conselho da Meta
Publicado 06/12/2024 • 08:17
KEY POINTS
Yvonne Force Villareal
Dimitrios Kambouris / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Yvonne Force Villareal é uma empreendedora do mundo da arte conhecida por licenciar obras de grandes nomes para séries de streamings como Netflix (“Billions“) e para projetos imobiliários e de arte pública por meio de sua empresa, Culture Corps.
Para o reboot de “Gossip Girl“, por exemplo, ela e sua parceira de negócios Doreen Remen selecionaram arte como se fosse para a casa de um cliente particular. A Culture Corps também faz a curadoria de obras de arte para hotéis de luxo e outros projetos imobiliários.
As séries de streaming “Gossip Girl”, “Billions” e “Inventando Anna” entraram em muitas listas de mais assistidas — e seus personagens se tornaram estrelas.
Além de impressionar o público em plataformas como Netflix e Showtime, elas ajudaram a impulsionar uma indústria em crescimento: a de arte.
Quando a produtora Shonda Rhimes precisou de obras para “Inventando Anna”, série sobre a famosa golpista que enganou os mundos da arte e social de Nova York, ela recorreu à consultoria.
Em uma cena, Delvey visita um museu exibindo peças da artista britânica Cecily Brown — uma colaboração entre a consultoria e Brown para fazer reproduções precisas de sua arte. “Pegamos imagens de alta resolução e criamos réplicas perfeitas da peça”, disse Yvonne Force Villareal, cofundadora da Culture Corps, à CNBC.
Nas primeiras temporadas de “Billions“, espectadores podem ter notado obras do celebrado artista Jean-Michel Basquiat, do fotógrafo Gregory Crewdson ou da pintora contemporânea Carla Klein na sede da Axe Capital — o fundo de hedge dirigido pelo personagem Bobby “Axe” Axelrod, interpretado por Damian Lewis.
Force Villareal é uma veterana do mundo da arte. Depois de estudar belas artes na prestigiada Rhode Island School of Design, trabalhou em galerias de Nova York, colaborando com pessoas como a colecionadora de arte “Baby” Jane Holzer — conhecida como uma das “superstars” de Andy Warhol — antes de fundar uma empresa de consultoria de arte que teve Laurance Rockefeller como um dos primeiros apoiadores.
Em 2000, Force Villareal e a ex-arquiteta Doreen Remen fundaram o Art Production Fund, uma organização sem fins lucrativos que comissiona obras de arte públicas, antes de iniciar a Culture Corps em 2014.
A primeira incursão da empresa na colocação de arte em séries foi no reboot de “Gossip Girl”, um acordo iniciado por Remen através de seus contatos na indústria do entretenimento. A empresa abordou a seleção de obras de arte para a série como se fosse para a casa de um cliente particular, disse Force Villareal.
“Trabalhamos lado a lado com o designer de set… e entendemos qual personagem vive naquele cenário”, ela disse.
Os tons azuis de uma peça contemporânea do artista Lucien Smith refletem o céu através da janela da casa no Tribeca do personagem Julien Calloway na primeira temporada de “Gossip Girl”, enquanto outros locais apresentam obras dos artistas alemães Candida Hofer e Neo Rauch.
Além de interagir diretamente com artistas, a Culture Corps trabalha com outros detentores de direitos autorais, como espólios, ou com a Artists Rights Society para licenciar obras — os contratos garantem que as réplicas sejam destruídas ou devolvidas aos artistas após o uso em uma série.
“Assim, não há perigo de a obra entrar no mercado”, disse Force Villareal.
Force Villareal também é uma defensora das mulheres no mundo da arte. Como estudante, foi inspirada pelo trabalho de artistas consagradas como Cindy Sherman e Barbara Kruger, bem como pelo grupo feminista fundado em Nova York, as Guerilla Girls.
Em 2018, Force Villareal foi convidada pelos galeristas Paul Kasmin e Danny Moynihan para organizar uma exposição de verão, então ela criou “Seed”, uma mostra coletiva de artistas femininas incluindo Hein Koh e a escultora Sarah Peters.
“Eu estava pensando sobre ser mulher, o processo de envelhecimento e como o etarismo é algo que tantas mulheres enfrentam, e que realmente não é tão discutido ainda em nossa sociedade”, disse.
A Culture Corps obteve certificação do Women’s Business Enterprise National Council em 2022 e em setembro. Force Villareal falou que tem o objetivo de trazer mais mulheres para as artes, organizado pela desenvolvedora imobiliária Dayssi Olarte de Kanavos.
O setor imobiliário também é uma parte fundamental do trabalho da Culture Corps, que forneceu arte para hotéis como o Ritz-Carlton New York, NoMad, supervisionando obras originais para espaços comuns e licenciando peças para os quartos.
A empresa também forneceu uma escultura colorida do artista britânico Yinka Shonibare para ficar ao lado do 360 Rosemary em West Palm Beach, Flórida, um prédio que abriga os escritórios da Goldman Sachs e BlackRock.
Force Villareal está ansiosa para ajudar artistas a encontrar novas fontes de renda. “É tão importante que os artistas expandam sua prática de estúdio para alcançar novas áreas e tenham públicos ampliados, então a TV é uma maneira brilhante de fazer isso, onde milhões de pessoas estão vendo sua arte”, disse ela.
Mais lidas
Globo de Ouro: Fernanda Torres e outros premiados ganham bolsa com presentes de R$ 6 milhões
CES 2025 começa nesta terça-feira com foco em Inteligência Artificial
Samsung aposta em IA para superar crescimento global em smartphones e eletrodomésticos
Meta encerra programa de checagem de fatos para 'restaurar liberdade de expressão'
'A competição é grande, mas quem criar diferenciação vence', diz fundador do Grupo Morana