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PMEs ampliam presença no e-commerce nacional, mostra levantamento da Loggi
Publicado 17/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 4 meses
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Publicado 17/07/2025 • 17:46 | Atualizado há 4 meses
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Pexels.
40% dos pacotes enviados por PMEs têm origem no estado de São Paulo, diz pesquisa da Loggi.
O e-commerce brasileiro passa por um processo de descentralização com maior participação de pequenas e médias empresas (PMEs) fora do eixo tradicional. Segundo o Mapa da Logística, divulgado pela Loggi, no segundo trimestre de 2025, 40% dos pacotes enviados por PMEs têm origem no estado de São Paulo, enquanto esse índice sobe para 65% entre grandes empresas.
Outros estados têm ganhado relevância no envio de mercadorias por pequenos negócios. Em Santa Catarina, 16% dos pacotes de PMEs partem do estado, ante 6,5% entre grandes empresas. Minas Gerais responde por 10% das remessas de PMEs e o Paraná, por 9%. Entre grandes empresas, esses números são 5% e 3%, respectivamente.
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O Mapa da Logística é um relatório trimestral da Loggi que monitora os fluxos logísticos do e-commerce no Brasil. A edição do segundo trimestre de 2025 analisou mais de 16 milhões de pacotes enviados por 21 mil empresas em mais de 5 mil municípios do país.
O levantamento indica que 18% dos envios de PMEs são destinados à região Sul do país, frente a 14% das grandes empresas. A análise aponta oportunidades para empreendedores digitais em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O valor médio por pedido das PMEs foi de R$ 217,00 no período, 21% acima do registrado por grandes marcas e 51% superior ao dos grandes marketplaces.
As PMEs vêm utilizando diferentes modelos logísticos de acordo com sua demanda. Atualmente, 30% dos envios são realizados por grade fixa, com horários definidos de coleta. Outros 40% usam a coleta pulverizada, com variações de dias e horários, e 30% utilizam pontos de coleta e entrega.
O eixo Sul-Sudeste e o Nordeste concentraram os maiores volumes de envio e recebimento de pacotes no trimestre. O Centro-Oeste também apresentou crescimento, especialmente o estado de Goiás.
Os estados com maior crescimento no envio de pacotes foram Santa Catarina (275%), Rio Grande do Sul (175%), Goiás (167%), Espírito Santo (124%) e Minas Gerais (45%).
Aproximadamente metade dos envios nacionais foram entregues em até dois dias. Em três dias, o índice sobe para 60%.
A categoria de vestuário e moda liderou as vendas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, impulsionada por datas comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. No Norte e no Nordeste, a categoria de serviços financeiros foi a mais comercializada.
Houve crescimento em segmentos como óticas (302%), farmácias (204%), artigos esportivos (196%), joias e bijuterias (144%) e brinquedos (126%) em comparação com o mesmo período de 2024.
Durante a semana do Dia das Mães, os envios de PMEs cresceram 143% em relação a 2024. As categorias mais vendidas foram vestuário e moda (214%), joias e bijuterias (198%) e cosméticos e perfumaria (103%).
Na semana do Dia dos Namorados, os pequenos negócios registraram crescimento de 121% nos envios, contra 6% das grandes marcas.
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