Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
HostGator: 72,5% das PMEs desconhecem ferramentas de inteligência artificial para melhorar os negócios
Publicado 02/04/2025 • 16:07 | Atualizado há 3 meses
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Publicado 02/04/2025 • 16:07 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Imagem ilustrativa Inteligência Artificial
Foto: Freepik
O andamento das organizações sociais, ao decorrer da história, sempre foi marcado por pontos de inflexão capazes de dividir períodos em eras. Das grandes navegações à revolução indústrial algumas viradas de chave mudam para sempre o curso da história. E o mundo parece atravessar mais um destes períodos.
A entrada da inteligência artificial no contexto social, econômico e cultural tem transformado a forma como se dão as relações humanas e muito possivelmente vão pautar boa parte das decisões tomadas daqui em diante.
Assim como não era possível negar que havia mais terras do outro lado do oceano atlântico, ou que o motor à vapor era capaz de triplicar a produção de um determidado item, ignorar o uso de IA, neste momento, é se abster do curso inevitável da história.
Em um mercado capaz de incrementar em até US$ 7 trilhões o PIB global em 10 anos, como revelou a Goldman Sachs, uma pesquisa da HostGator é um alerta para o Brasil: 72,5% das Pequenas e Médias Empresas por aqui desconhecem ferramentas de IA capazes de melhorar seus negócios.
O levantento, divulgado no final de 2024 usa como base o provedor de hospedagem da HostGator, que soma mais de dois milhões de sites pelo mundo e há 15 anos também opera no Brasil. E ainda que o levantamento aponte essa defasagem, ele relata que 68,34% dos empresários acreditam que a tecnologia tem potencial de influenciar no crescimento e na competitividade de seus negócios.
Outros 19,5% disseram que a IA vai gerar maior eficiência operacional, porém sem impacto direto no crescimento. A principal barreira para a adoção da IA, conforme o estudo, é o custo elevado para implementação (41,5%).
Para Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e consultor e conselheiro de diversas empresas, o risco de não aderir a tecnologia é a perda de competitividade e relevância. “Quanto ao custo, depende da ambição da empresa e o quanto ela esteja disposta a proteger seus dados”, afirmou. “Porque, em última análise, o custo disso é quase zero se forem usados modelos abertos.”
Segundo ele, há muita opção de ferramenta gratuita disponível e há uma desinformação generalizada entre os empresários sobre valores e custos para adoção de ferramentas simples, mas eficientes, para solucionar problemas dentro das empresas. A HostGator revela ainda haver dificuldade por parte do empresário em compreender como usar a inteligência artificial.
De acordo com o Sebrae, 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos em 2024, 10% a mais que no ano anterior, e muitos deles, nascidos pela necessidade, muitas vezes não possuem uma estrutura de tecnologia capaz de fazer uma leitura precisa sobre potencial de uso de IA.
A capacitação deste empreendedor para as novidades do universo da tecnologia, em especial da IA, foi elencada como prioridade para o Sebrae em 2025, já que elas represenam 27% do PIB brasileiro e é responsável por 7 em cada 10 empregos formais no Brasil.
Sobre a confiabilidade da ferramenta, a pesquisa da HostGator, que consultou 800 pessoas, revelou que 91,63% dos empreendedores consultados confiam na IA, e as principais áreas de aplicação dessa tecnologia são marketing digital, atendimento ao cliente, vendas, finanças e gestão de pessoas. E, em um futuro próximo, a inteligência artificial está no radar dos empreendedores: 26,73% , ao passo que 11,86% não têm interesse (ou não conhecem) a tecnologia.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump assina cartas tarifárias para 12 países
Haddad: Brasil tem compromisso com estabilidade e previsibilidade em tempos incertos
BNDES: Fundo Clima já recebeu US$ 2 bi e em 2025 será colocado igual valor, diz Nelson Barbosa
Pesquisador da felicidade compartilha sua 'regra dos 90 segundos' para viver uma vida melhor e mais plena
"Brics segue como fiador de um futuro promissor", diz Lula em fórum empresarial do Brics