Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cumprir meta fiscal em 2025 está mais fácil do que nos dois anos anteriores, diz IFI do Senado
Publicado 17/07/2025 • 16:50 | Atualizado há 4 meses
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2
Binance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
Trump desiste de comparecer à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas
CEO da MongoDB deixa cargo e é substituído por executivo da Cloudflare
Publicado 17/07/2025 • 16:50 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Neste sábado (1º), serão escolhidos os novos presidentes do Senado e da Câmara para o biênio 2025-2026.
Foto: Flickr.
A Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado avalia que os indicadores econômicos do primeiro semestre de 2025 apontam uma situação melhor para o cumprimento da meta fiscal este ano, em comparação com 2023 e 2024. A análise consta do Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de julho, divulgado nesta quinta-feira (17).
A IFI aponta que a tendência de atenuação do desequilíbrio fiscal é confirmada pelos dados do déficit primário corrente, que registrou queda de 2024 para 2025. A entidade pondera, no entanto, que os números devem ser analisados com cautela, uma vez que o Orçamento da União para 2025 só foi aprovado em março, o que levou a um represamento natural da execução orçamentária.
Leia mais
Brasil 2030: “Sem estabilidade fiscal e segurança jurídica, não há investimento”, diz Efraim Filho
AGU entrega acordo sobre INSS ao STF e reitera pedido para excluir indenizações da meta fiscal
“O pagamento dos precatórios, por exemplo, será concentrado em julho deste ano, diferentemente dos exercícios anteriores. Houve uma baixa execução de emendas parlamentares e de despesas discricionárias não rígidas. Chama também a atenção, como fator corretivo do desequilíbrio, a queda real de 7,4% dos valores pagos no programa Bolsa Família no acumulado do primeiro semestre de 2025 em função da redução de 2,1% no número de famílias beneficiárias e da diminuição do valor médio real do benefício”, diz o relatório, ao ponderar que, por outro lado, persiste uma série de incertezas em relação às receitas.
De acordo com a entidade, a combinação da política monetária contracionista com um impulso fiscal menor e um quadro externo instável deverá resultar na redução do crescimento econômico este ano. “O hiato do produto evidencia que a economia continua operando acima de seu nível potencial, gerando ainda pressões inflacionárias, mas em níveis menores do que nos períodos anteriores”, emenda o relatório.
Em relação à taxação de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, a IFI destacou que ainda não estão claros os efeitos sobre a economia nacional e as medidas que serão tomadas pelo governo brasileiro.
A despeito desse debate, o principal ajuste estrutural ainda se concentra na área fiscal, segundo a entidade. “Não apenas para assegurar a consolidação do arcabouço fiscal vigente e o cumprimento das metas fixadas para 2025 e 2026. Mas, também, para a médio e longo prazos, evitar o estrangulamento do funcionamento da máquina estatal pela compressão absoluta das despesas discricionárias, estancar o crescimento da dívida pública, recuperar a capacidade de investimento governamental e prover recursos adicionais para setores prioritários subfinanciado”, conclui.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Relator de projeto que aumenta tributação de bets e fintechs prevê arrecadação extra de R$ 18 bilhões em três anos
5
Raízen aprova reorganização bilionária para consolidar operações de bioenergia