Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“O PIX virou uma vitrine tecnológica para o mundo”, diz analista sobre críticas dos EUA
Publicado 18/07/2025 • 13:37 | Atualizado há 2 dias
Nescafé foca em Geração Z com mudança de hábitos de consumo
CEO da Astronomer renuncia ao cargo após polêmica Câmera do Beijo no show do Coldplay
Trump processa Murdoch por US$ 10 bilhões por matéria do WSJ sobre carta de aniversário a Epstein
‘30% é inviável’: de uísque irlandês a queijo italiano, ameaça de tarifa de Trump abala exportadores da Europa
CEO da Nvidia, Jensen Huang, vende mais US$ 13 milhões em ações
Publicado 18/07/2025 • 13:37 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
A recente investigação dos Estados Unidos sobre o PIX, sob acusação de práticas comerciais desleais, levantou preocupações no mercado financeiro brasileiro, especialmente no setor de criptoativos. Para o analista de mercado João Paulo Sandim, da Rentável Investimentos, a discussão vai além das alegações oficiais e envolve uma disputa geopolítica e comercial entre governos e empresas globais.
“O PIX virou uma vitrine tecnológica com o mundo inteiro como um meio de pagamento ágil e sem custo”, afirmou em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Segundo o analista, atualmente 92% dos depósitos feitos em corretoras nacionais são processados via PIX. Para ele, a ferramenta se tornou uma ponte entre o sistema financeiro tradicional e o mercado de criptoativos no Brasil, principalmente por conta da agilidade e do baixo custo. Qualquer eventual limitação ao uso da tecnologia, segundo Sandim, pode impactar diretamente o ecossistema cripto nacional.
A investigação aberta pelo governo dos EUA, que alega que o impulsionamento do PIX por parte do governo brasileiro prejudica empresas privadas, é vista por Sandim como parte de uma disputa maior. “Essa é uma guerra, principalmente comercial, com as big techs e as adquirentes como Visa e Mastercard”, disse. Ele afirma que o avanço do PIX incomodou grandes players globais do setor por oferecer uma solução mais barata e acessível.
Sandim também avalia que a valorização recente das criptomoedas está relacionada a avanços regulatórios em mercados como os Estados Unidos. Ele citou que o Ethereum subiu 130% no mês e apontou otimismo com o aumento da entrada de investidores institucionais, como bancos e empresas.
Leia mais:
Trump contra o Pix: entenda o que pode ter motivado críticas dos EUA
Transações digitais crescem e Pix lidera como meio de pagamento no Brasil, segundo Google
Sobre a tokenização da economia brasileira, o analista afirmou ver o movimento com bons olhos. Ele destacou o papel do Banco Central no desenvolvimento do Drex, que poderá ampliar o uso da tecnologia blockchain em contratos e processos cotidianos. “A regulamentação deve trazer vantagens para todos nessa questão de tokenização de contratos”, disse.
Para além do setor cripto, Sandim acredita que o uso da blockchain tende a crescer em áreas como contratos imobiliários e registros públicos. Ele vê o avanço das regulamentações como fator que pode gerar mais segurança e incentivar a adoção da tecnologia em larga escala.
O analista também relacionou a insatisfação do governo americano com o PIX ao movimento do Brasil de buscar alternativas ao dólar no comércio exterior. Segundo ele, o Drex pode ter potencial de substituir parcialmente o sistema SWIFT e contribuir para uma nova dinâmica nas transações internacionais. “A questão do Trump ameaçando o PIX também tem a ver com essa hegemonia do dólar nas transações comerciais”, afirmou.
Apesar das tensões, Sandim disse que a Rentável Investimentos ainda não mudou sua estratégia de investimentos. Ele apontou que o impacto da disputa comercial está mais concentrado em setores específicos, como o agronegócio, e que o governo brasileiro negocia com os EUA para tentar reduzir tarifas até agosto.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Nissan decide fechar histórica fábrica no Japão
Quem são as autoridades brasileiras que vão ficar sem visto dos EUA
Estados Unidos monitoram Pix desde 2022
Haddad descarta controle de remessas de dividendos aos EUA; Planalto estuda medida
Setor de peças vê impacto maior de tarifaço para montadoras nos EUA