Chip Nvidia

CNBC Nvidia reportará lucros em meio a gastos com infraestrutura e preocupações com DeepSeek

Brasil

Empréstimos online disparam: 70% dos brasileiros optam por canais digitais

Publicado qua, 19 fev 2025 • 6:28 PM GMT-0300 | Atualizado há 6 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Segundo Ricardo Ferreira, diretor de operações da Matera Insights, o levantamento mostra uma mudança nas preferências dos consumidores.
  • Essa tendência de utilizar meios digitais, como aplicativos móveis, para contratar crédito está se tornando irreversível, diz ele.
  • A pesquisa também apontou um aumento no uso de inteligência artificial no processo de análise de crédito.

Pixabay

Os brasileiros têm recorrido aos canais digitais de instituições financeiras para operações de crédito com mais frequência, de acordo com um estudo da Matera Insights. Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Ricardo Ferreira, diretor de operações da empresa, afirmou que 70% dos consumidores contrataram seu último produto de crédito por canais digitais.

Essa tendência de utilizar meios digitais, como aplicativos móveis, para contratar crédito está se tornando irreversível, segundo Ferreira. Ele afirmou que, ao mesmo tempo em que a maioria dos consumidores diz acreditar ter controle sobre suas decisões financeiras, muitos não sabem as condições reais de seus empréstimos, como as taxas de juros.

Veja abaixo algumas revelações da pesquisa:

  • Entre os entrevistados, 65% dizem se sentir confiantes em suas decisões.
  • E 34% sabem qual foi a taxa de crédito contratada.

O estudo também fez perguntas sobre a diferença entre os canais digitais e os tradicionais, como os atendimentos presenciais. A mudança de comportamento pode ser atribuída ao aumento da digitalização no Brasil, impulsionada pela pandemia e a popularização do Pix.

Segundo Ferreira, as gerações mais jovens, que recentemente se “bancarizaram”, preferem os meios digitais, especialmente os dispositivos móveis.

A pesquisa também apontou um aumento no uso de inteligência artificial no processo de análise de crédito. Ferreira disse que as fontes de dados tradicionais, como o histórico financeiro, têm sido complementadas por variáveis mais modernas, como o estilo de vida do consumidor, que ajudam a traçar um perfil mais preciso de crédito. Ele afirmou que essa inovação permite que pessoas sem um histórico financeiro robusto tenham acesso ao crédito.

Sobre o motivo de muitos brasileiros estarem contratando crédito, Ferreira apontou que a maior parte desse crédito está sendo utilizado para consumo, muitas vezes acima da capacidade de pagamento. Isso pode resultar em um ciclo de endividamento perigoso, o que prejudica tanto os consumidores quanto as instituições financeiras.

“O crédito é bom quando é bem aplicado, como no caso de um pequeno empreendedor que investe em seu negócio. Mas o crédito para sustentar um estilo de vida acima da renda pode ser arriscado”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Brasil