Empréstimos online disparam: 70% dos brasileiros optam por canais digitais
Publicado 19/02/2025 • 18:28 | Atualizado há 2 meses
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Golpes com cartão de crédito vem crescendo no Brasil
Pixabay
Os brasileiros têm recorrido aos canais digitais de instituições financeiras para operações de crédito com mais frequência, de acordo com um estudo da Matera Insights. Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Ricardo Ferreira, diretor de operações da empresa, afirmou que 70% dos consumidores contrataram seu último produto de crédito por canais digitais.
Essa tendência de utilizar meios digitais, como aplicativos móveis, para contratar crédito está se tornando irreversível, segundo Ferreira. Ele afirmou que, ao mesmo tempo em que a maioria dos consumidores diz acreditar ter controle sobre suas decisões financeiras, muitos não sabem as condições reais de seus empréstimos, como as taxas de juros.
Veja abaixo algumas revelações da pesquisa:
O estudo também fez perguntas sobre a diferença entre os canais digitais e os tradicionais, como os atendimentos presenciais. A mudança de comportamento pode ser atribuída ao aumento da digitalização no Brasil, impulsionada pela pandemia e a popularização do Pix.
Segundo Ferreira, as gerações mais jovens, que recentemente se “bancarizaram”, preferem os meios digitais, especialmente os dispositivos móveis.
A pesquisa também apontou um aumento no uso de inteligência artificial no processo de análise de crédito. Ferreira disse que as fontes de dados tradicionais, como o histórico financeiro, têm sido complementadas por variáveis mais modernas, como o estilo de vida do consumidor, que ajudam a traçar um perfil mais preciso de crédito. Ele afirmou que essa inovação permite que pessoas sem um histórico financeiro robusto tenham acesso ao crédito.
Sobre o motivo de muitos brasileiros estarem contratando crédito, Ferreira apontou que a maior parte desse crédito está sendo utilizado para consumo, muitas vezes acima da capacidade de pagamento. Isso pode resultar em um ciclo de endividamento perigoso, o que prejudica tanto os consumidores quanto as instituições financeiras.
“O crédito é bom quando é bem aplicado, como no caso de um pequeno empreendedor que investe em seu negócio. Mas o crédito para sustentar um estilo de vida acima da renda pode ser arriscado”, concluiu.
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