O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, responde a perguntas de repórteres no Fórum Global Outlook do Instituto de Finanças Internacionais (IIF), à margem das Reuniões Anuais de Primavera de 2025 do FMI e do Banco Mundial, em Washington, D.C., EUA, em 23 de abril de 2025.

CNBC Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’

Brasil

‘A simplicidade de Francisco é uma marca que vai ficar para a Igreja’, diz Padre Rodrigo sobre funeral do Papa

Publicado 25/04/2025 • 09:46 | Atualizado há 14 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Segundo ele, no ano passado, o Papa instituiu um novo documento que atualizou o cerimonial funerário, tanto para o seu próprio velório quanto para futuros papas.
  • A medida previa ajustes significativos que já estão sendo percebidos no atual momento de luto.
  • “A simplicidade de Francisco é uma marca que vai ficar para a Igreja”, afirmou. Ele também lembrou que o Papa se inspirava profundamente em São Francisco de Assis, trazendo uma abordagem mais despojada e próxima do Evangelho.

O velório do Papa Francisco, que acontece na Basílica de São Pedro, está previsto para se encerrar nesta sexta-feira, às 14h (horário de Brasília). Os ritos funerários terão início na madrugada de sábado, às 5h (10h no horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Vaticano. A cerimônia inclui a missa exequial, aberta ao público, seguida da transladação do corpo para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizado o sepultamento em cerimônia reservada.

Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (25), o padre Rodrigo Antonio da Silva, Vigário Episcopal da Diocese de Campo Limpo, comentou sobre a importância das mudanças promovidas por Francisco nos rituais fúnebres papais.

Segundo ele, no ano passado, o Papa instituiu um novo documento que atualizou o cerimonial funerário, tanto para o seu próprio velório quanto para futuros papas.

A medida previa ajustes significativos que já estão sendo percebidos no atual momento de luto.

“O essencial permanece da mesma maneira, mas ele simplificou alguns itens, como o momento do velório e a visita das pessoas ao seu corpo”, explicou.

Ainda segundo o padre Rodrigo, Francisco solicitou que o caixão fosse mais simples do que os tradicionalmente usados.

“Antes, eram três camadas, chumbo, carvalho e outro material. Ele pediu que fosse diferente, com algo mais sóbrio, condizente com a sua visão de mundo”, complementou.

O encerramento das visitas públicas ao corpo está marcado para o fim da tarde desta sexta-feira. No sábado, a missa exequial marca o início dos nove dias de luto e oração pela alma do Papa.

“Essas missas serão abertas ao público, evidentemente”, destacou o padre.

Sobre o futuro dos ritos papais, Rodrigo pondera que, embora cada pontífice possa modificar seu próprio funeral, a influência de Francisco tende a perdurar.

“A simplicidade de Francisco é uma marca que vai ficar para a Igreja”, afirmou. Ele também lembrou que o Papa se inspirava profundamente em São Francisco de Assis, trazendo uma abordagem mais despojada e próxima do Evangelho.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Brasil