CNBC
Fachada do predio da Apple

CNBCApple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado

Notícias do Brasil

Alibaba diz que seus gastos com IA em e-commerce já estão no ponto de equilíbrio

Publicado 16/10/2025 • 11:05 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • No e-commerce, o Alibaba já está recuperando o que gastou em inteligência artificial, disse o vice-presidente Kaifu Zhang a repórteres na quinta-feira.
  • Zhang disse que testes preliminares mostraram resultados consistentes da IA, incluindo um aumento de 12% nos retornos sobre os gastos com publicidade.
  • A gigante chinesa de tecnologia apostou pesado que a IA gerará retornos, apesar das preocupações do mercado de que as empresas estão gastando demais na tecnologia com pouco a mostrar.
Alibaba.

Alibaba.

Reprodução.

A gigante chinesa de tecnologia Alibaba já está recuperando seu investimento em inteligência artificial no negócio de e-commerce da empresa, disse o vice-presidente Kaifu Zhang a repórteres na quinta-feira.

A gigante chinesa de tecnologia apostou alto que a IA gerará retornos, apesar das preocupações do mercado de que as empresas estão gastando demais na tecnologia com pouco a mostrar. O Alibaba anunciou no mês passado que aumentará seus gastos em IA e infraestrutura de nuvem, após prometer em fevereiro que gastaria 380 bilhões de yuan (US$ 53 bilhões) nos próximos três anos em tecnologia.

Zhang supervisiona os aplicativos de IA de e-commerce no Alibaba. No início do dia, ele compartilhou como a empresa lançou (rolled out) uma série de ferramentas de IA, desde tornar os resultados de busca mais personalizados até melhorar a precisão de provadores de roupas virtuais.

A apresentação ocorre um dia depois que o Alibaba iniciou as pré-vendas para o Singles Day, o maior evento de compras da China no ano, que é semelhante à Black Friday.

Saiba mais:

Ações da Alibaba sobem 9% após CEO anunciar planos para ampliar investimentos em IA

China penaliza ByteDance e Alibaba em nova ofensiva para controle de conteúdo online

Zhang disse que testes preliminares mostraram resultados consistentes da IA, incluindo um aumento de 12% nos retornos sobre os gastos com publicidade.

“É muito raro ver mudanças de dois dígitos” em tais testes, ele disse em mandarim, traduzido pela CNBC. Zhang previu que, graças à integração da IA, haveria um impacto positivo “muito significativo” no volume bruto de mercadorias (gross merchandise volume) do Alibaba durante o período de compras do Singles Day deste ano, que se concentra em 11 de novembro.

A unidade de e-commerce da China do Alibaba continua sendo a maior fonte de receita da gigante de tecnologia, com crescimento de 10% em relação ao ano anterior no trimestre encerrado em 30 de junho, totalizando o equivalente a US$ 19,53 bilhões.

Apesar do consumo chinês lackluster nos últimos anos, durante o período do Singles Day do ano passado, a firma de pesquisa Syntun estimou um crescimento de 20,1% nas vendas em relação ao ano anterior, totalizando 1,11 trilhão de yuan para Tmall do Alibaba, JD.com e PDD.

A empresa, em uma teleconferência de resultados no final de agosto, classificou a IA e o consumo como “duas grandes oportunidades históricas” que exigem que o Alibaba faça investimentos de “escala histórica”.

“Nossa primeira prioridade neste momento é fazer esses investimentos”, disse o CFO Toby Xu na época. “Portanto, por enquanto, podemos dar relativamente menos ênfase às margens de lucro. Mas isso não significa que não nos importamos com as margens.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Notícias do Brasil

;