CNBC

CNBCThomas Pritzker deixa a presidência do conselho da Hyatt após laços com Jeffrey Epstein

Notícias do Brasil

Ano Novo Chinês começa com megafluxo de viagens e efeitos na economia

Publicado 17/02/2026 • 13:10 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • O Ano Novo Chinês começou nesta terça-feira (17) e inaugura o ano do Cavalo de Fogo, período que tradicionalmente combina pico de consumo, deslocamentos em massa e paralisações temporárias na produção
  • O feriado é o principal do calendário da China e, embora dure oficialmente nove dias, as celebrações se estendem por cerca de 40.
  • “Muitos brasileiros não têm dimensão do que é o Ano Novo Chinês. É o maior deslocamento humano do mundo. Todo mundo viajando ao mesmo tempo”, diz Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) e professor da Fundação Getulio Vargas.
Estátua iluminada de cavalo, em um desfile

Carlos Barria/Reuters

O Ano Novo Chinês começou nesta terça-feira (17) e inaugura o ano do Cavalo de Fogo, período que tradicionalmente combina pico de consumo, deslocamentos em massa e paralisações temporárias na produção. O feriado é o principal do calendário da China e, embora dure oficialmente nove dias, as celebrações se estendem por cerca de 40.

Estimativas do governo indicam até 9,5 bilhões de deslocamentos durante o período, fenômeno conhecido como chunyun, e é considerado a maior migração anual do mundo.

Em 2026, projeções chegaram a apontar mais de 285 milhões de viagens inter-regionais em um único dia, dado acompanhado por analistas como indicador de mobilidade e consumo.

Leia também: Terra dos fogos de artifício tem vendas fracas às vesperas do Ano Novo Chinês

Segundo Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Bank of China (Brasil) e professor da Fundação Getulio Vargas, o tamanho do movimento ainda é subestimado fora do país.

“Muitos brasileiros não têm dimensão do que é o Ano Novo Chinês. É o maior deslocamento humano do mundo. Todo mundo viajando ao mesmo tempo”, afirmou, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (17).

Foto: ROBERTO SUNGI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Termômetro econômico do Ano Novo Chinês

O período funciona como um indicador para avaliar o ritmo da economia chinesa. Parte da atividade desacelera porque fábricas entram em férias coletivas ou operam com capacidade reduzida, enquanto serviços ligados ao consumo tendem a ganhar tração.

Leia também: O desafio das grifes de luxo para reconquistar a ‘nova China’

“É um momento em que se mede a potencialidade do consumo”, disse Hsia. “Não só em alimentação e reuniões familiares, mas também em viagens. O turismo interno cresceu muito e os serviços têm avançado junto.”

A dinâmica se assemelha ao efeito do Carnaval no Brasil: alguns setores param, enquanto turismo, varejo e entretenimento são impulsionados.

Foto: CHIANGYING-YING/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar de a infraestrutura de transporte chinesa estar entre as mais desenvolvidas do mundo, a concentração de viagens cria gargalos. “Todo mundo disputa as mesmas janelas de compra de passagem. É uma briga danada, mas no fim todos conseguem viajar”, afirmou o professor.

Para cadeias globais de suprimentos, o feriado representa um choque previsível: embarques são antecipados antes da pausa e a retomada ocorre gradualmente depois, o que pode provocar atrasos e volatilidade em fretes.

Leia também: Baidu libera acesso à IA OpenClaw antes do Ano-Novo Lunar chinês

Consumo mais digital do Ano Novo Chinês

O comportamento do consumidor também tem mudado. Segundo Hsia, a digitalização ganhou peso nas festividades recentes. Uma tradição comum é dar dinheiro em envelopes vermelhos; agora, plataformas digitais criam versões personalizadas com animações de inteligência artificial e oferecem bônus para consumo. “Isso aumenta serviços, aumenta consumo e muda totalmente o tipo de produto demandado”, disse.

O que simboliza o Ano do Cavalo de Fogo

Pelo calendário lunar chinês, o novo ano é o 4274 e vai de 17 de fevereiro de 2026 a 6 de fevereiro de 2027, quando começa o ano da Cabra. O sistema combina um ciclo de 12 animais com cinco elementos (água, metal, terra, fogo e madeira) repetindo cada combinação a cada 60 anos.

Na tradição simbólica, o cavalo representa energia, independência e ambição, enquanto o elemento fogo é associado à intuição e clareza. Embora o significado seja principalmente cultural e espiritual, Hsia afirma que o clima simbólico influencia o humor econômico. “As pessoas ficam mais animadas e engajadas com o novo ciclo, principalmente quem nasceu no ano do cavalo”, disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;