Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Anvisa determina recolhimento de 78 cosméticos irregulares
Publicado 07/10/2025 • 20:33 | Atualizado há 2 meses
Famílias de vítimas do ataque de 7 de outubro processam a Binance por suposto apoio financeiro ao Hamas
Trump deve anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, diz secretário à CNBC
Nvidia cita Michael Burry em memorando secreto para rebater alegações de bolha de IA
Ação da Nvidia cai após notícia de que Meta avalia usar chips de IA do Google
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Publicado 07/10/2025 • 20:33 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na última segunda-feira (6) o recolhimento de 78 cosméticos irregulares, entre produtos para o cabelo, pele e higiene bucal.
A maior parte dos produtos (69) é produzida pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos. Segundo a Anvisa, os itens da empresa não são registrados, tendo sido apenas notificados. A notificação, de acordo com a agência, é um procedimento mais simples e rápido, usado para cosméticos de baixo risco, o que não se aplicaria aos produtos.
Em nota, a empresa afirma que já havia interrompido voluntariamente a comercialização desses itens após uma atualização da Anvisa para produtos alisantes capilares e que iniciou a adequação dos processos.
“A empresa recebeu uma notificação do órgão e está cumprindo integralmente todas as orientações, incluindo o recolhimento preventivo dos lotes indicados e a comunicação a distribuidores e parceiros”, afirmou. “A Cosmoética reforça seu compromisso com a segurança, a conformidade regulatória e a transparência em todas as suas operações”, acrescentou na nota.
Leia também:
Visitas em e-commerces caem 18% nos últimos 12 meses; Mercado Livre, Amazon e Shopee têm 79% dos acessos
Mercado Livre registra receita de US$ 6,8 bilhões no 2º trimestre e amplia alcance na América Latina
Outro produto que deve ser recolhido é o cosmético Truss Máscara Capilar Selante Blond, fabricado pela Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos. A situação ocorre pela mesma razão: a empresa apenas notificou a Anvisa. O Estadão entrou em contato com a fabricante, mas não obteve retorno até a publicação do texto.
Oito produtos da Ozonteck também tiveram a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso suspensos. Segundo a Anvisa, apesar de serem registrados como cosméticos, eles alegam atividade farmacológica, o que não é permitido para esse tipo de produto.
Em nota, Felipe Alves, advogado da Ozonteck, afirmou que a empresa “mantém constante diálogo e alinhamento com os órgãos reguladores e que, em observância às boas práticas de fabricação, comunicação e transparência, atualizou integralmente seus rótulos e embalagens para oferecer maior clareza e objetividade nas informações ao consumidor”.
Produtos da Ozonteck:
A agência alerta que produtos sem registro ou regularização não possuem garantia de qualidade, segurança ou eficácia, podendo representar sérios riscos à saúde.
Por esse motivo, a Anvisa não recomenda o uso desses itens. A população pode denunciar a comercialização desses produtos por meio da Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 642 9782.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
3
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
4
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
5
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu